O Ministério Público do Paraná adotará o diálogo antes de anunciar medidas contra a violência nos estádios de futebol. O Centro de Apoio Operacional das Promotorias do Consumidor prepara uma audiência pública para debater questões como a proibição de venda de bebidas alcoólicas nos estádios.
O promotor Mário Sérgio de Albuquerque Schirmer, que assumiu o comando do Centro das Promotorias em 8 de abril, disse que recebeu expediente do Ministério do Esporte e da CBF sobre segurança nos estádios. Desde então, elabora convocação de audiência com todas as entidades envolvidas direta ou indiretamente com o futebol, para adoção de medidas uniformes em todos os estádios paranaenses.
De acordo com o promotor, serão convidados para a discussão clubes, FPF, TJD, sindicatos dos atletas e dos árbitros, secretarias do Esporte e da Segurança Pública, CREA, Vigilância Sanitária, PM, Corpo de Bombeiros, torcidas organizadas e imprensa.
Freqüentador de estádios, o atleticano Schirmer vê com cautela a restrição ao consumo de álcool. ?Há os dois lados, pois os clubes têm interesse nessa fonte de receita. É preciso avaliar com precisão se a venda de bebidas é causa primordial, secundária ou sequer aumenta a violência?, afirma. De qualquer forma, o promotor acredita que o Ministério Público não tem autonomia para determinar por si só a proibição da venda de bebidas. Outros tópicos relevantes a serem discutidos, segundo Schmirmer, são a melhoria na estrutura física dos estádios, a definição de critérios para entrada de objetos nas arquibancadas e a garantia de mais conforto e segurança nos setores destinados às torcidas visitantes.