O Real Madrid anunciou nesta sexta-feira que José Mourinho e Cristiano Ronaldo, concorrentes aos prêmios de melhor técnico e melhor jogador do mundo, respectivamente, não irão comparecer à cerimônia que será organizada pela Fifa na segunda-feira, em Zurique. A alegação é que eles estarão em viagem. Além deles, Iker Casillas e Sergio Ramos, que concorrem a postos na seleção ideal, também não irão à premiação.
José Mourinho e Cristiano Ronaldo têm poucas chances de serem eleitos os melhores do mundo, postos que devem ficar com Pep Guardiola entre os técnicos e Lionel Messe entre os jogadores. O treinador do Real Madrid, que venceu a primeira edição do prêmio, no ano passado, disse nesta sexta que Guardiola merece ser escolhido por tudo que fez em 2011.
De acordo com o Real Madrid, Mourinho e os seus jogadores não irão a Zurique porque, durante a premiação, o grupo vai estar viajando para Málaga, visando o jogo de terça-feira pela Copa do Rei. Zinedine Zidane e Emilio Butragueño, ex-jogadores do clube, vão representar o Real na cerimônia.
Cristiano Ronaldo, eleito o melhor do mundo em 2008, concorre ao prêmio contra Messi e Xavi, ambos do Barcelona. O argentino busca ser vencedor pela terceira vez seguida. Já Mourinho concorre com Guardiola e com Alex Ferguson, do Manchester United.