O técnico português José Mourinho assumiu o crédito pela recente evolução no desempenho do atacante Karim Benzema no Real Madrid. O francês enfrentou dificuldades para conquistar uma vaga de titular no time espanhol desde a sua contratação em julho de 2009 junto ao Lyon e sua saída do clube parecia certa no início desta temporada.

continua após a publicidade

Porém, Benzema conseguiu mudar a sua situação ao marcar oito nas últimas cinco partidas. “Todos podem ver que é um jogador melhor. Melhorou porque seu técnico é exigente e lhe pediu uma atitude diferente, tanto nos treinamentos como em campo”, disse Mourinho, em entrevista publicada nesta segunda-feira no L’Equipe.

Benzema assinou um contrato por seis anos com o Real Madrid e marcou apenas oito gols na sua primeira temporada no Campeonato Espanhol, enfrentando dificuldades para conquistar espaço diante da concorrência com o português Cristiano Ronaldo e o argentino Gonzalo Higuaín.

Mourinho, que chegou ao Real Madrid após ganhar a Liga dos Campeões da Europa da última temporada pela Inter de Milão, explicou ter dito a Benzema que ele só teria sucesso se trabalhasse muito e tivesse perseverança. “Não te daremos nada. Se você não ganhar vai se afundar, mas se ganhar, sairá de tudo isto fortalecido”.

continua após a publicidade

Benzema já marcou 21 gols nesta temporada pelo Real Madrid e também está com bom desempenho na seleção francesa, dirigida por Laurent Blanc. “Melhorou porque se convenceu que é importante para ele. Eu não lhe dei nada. O resultado é que hoje Karim não é um grande garoto, sim um homem”, disse Mourinho.