Motores voltam a roncar em Curitiba

O Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais volta a ser o centro das atenções do automobilismo brasileiro. Depois abrir os trabalhos com o paranaense de arrancada, receber o Renault Speed Show (Fórmula Renault e Copa Clio), a capital paranaense recebe no próximo fim de semana o “circo” da Stock Car. Os aficcionados pela velocidade poderão conferir de perto as novidades preparadas para a temporada 2004.

Depois de um período de três meses sem treinos ou corridas, a principal categoria do automobilismo brasileiro volta à pista amanhã para o primeiro dos dois dias de treinos coletivos que integram a programação da etapa de abertura do campeonato brasileiro, marcada para o domingo, 28, no Autódromo Internacional de Curitiba.

As novidades começam no visual. Uma carenagem inspirada nas linhas do Astra Sedan de rua, a Stock Car terá uma série de novidades técnicas que deixarão o carro mais rápido e o campeonato ainda mais competitivo. “Os motores serão novos e devem estar bem equilibrados. Além disso, as mudanças nos freios e na largura dos pneus dianteiros devem deixar o carro mais fácil de guiar”, declarou o piloto Guto Negrão (Medley).

A categoria vai usar em 2004 os mesmos pneus Pirel-li adotados no ano passado, que passam a ter a mesma largura nas quatro rodas (285 milímetros). “Trata-se de um carro de 450hp. É sempre bom ter um pouco mais de aderência, garantindo equilíbrio maior”, completou Guto.

Light

Entre as várias modificações programadas para a temporada está o motor do Stock Light. No lugar do antigo 6 cilindros, a categoria passará a usar o mesmo propulsor V8 dos principais e mais cobiçados carros de turismo do Brasil.

A potência será a mesma das outras temporadas: 350cc contra 450hp da Stock Car V8. Preparados pela empresa ZF, os motores da Light sofreram outras pequenas e necessárias modificações técnicas sempre com o objetivo de manter a performance e reduzir os custos. Outra importante alteração é a troca do álcool, usado na temporada passada, pela gasolina.

“Imagino que o carro será mais lento na saída da curva, mas mais rápido na reta”, disse Lorenzo (Itajuí Engenharia).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo