Os carros entram hoje na pista do Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, na região metropolitana. Mas ontem eles foram para as ruas.
Como sempre acontece nas provas do Campeonato Mundial de Turismo da FIA (WTCC), foi realizada uma ?parada?, que chegou à Boca Maldita, onde os pilotos ficaram à disposição dos fãs e da imprensa.
Hoje, entretanto, é para valer. Serão conhecidos os primeiros tempos do final de semana, uma prévia (nem sempre concreta) do que acontecerá na definição do grid, amanhã, e nas duas corridas de domingo. Ano passado, o treino de sexta foi amplamente dominado pela Seat, mas o pole-position foi o curitibano Augusto Farfus Júnior, o único brasileiro da categoria, então correndo pela Alfa Romeo.
A prova de 2006 foi disputada em um momento diferente, no meio da temporada, quando os carros estavam bem desenvolvidos. Agora, vale, além da melhor adaptação ao circuito do autódromo Raul Boesel, o bom aproveitamento – ou não – dos testes de inverno, que foram realizados em Valencia e Vallelunga, na Espanha. Também aconteceram avaliações de longa duração em Zandvoort, na Holanda.
Entre os pilotos, chega como favorito o bicampeão mundial Andy Priaulx, da BMW. Totalmente adaptado ao carro em que conquistou as duas últimas temporadas do WTCC, o inglês não esconde que quer o tri. ?A equipe trabalhou muito forte na pré-temporada, o carro está ótimo e eu estou pronto para buscar o título de novo. Conquistar o tricampeonato mundial seria incrível?, afirmou Priaulx.
Ele está com um olho na corrida e outro na Inglaterra. Por incrível que pareça, Andy Priaulx será padrinho do casamento dos amigos Andy e Carlee – eles se unem amanhã, na ilha de Guernsey (fica no Canal da Mancha, é uma dependência da Coroa Britânica, mas não pertence ao Reino Unido, informa a enciclopédia digital Wikipédia – pt.wikipedia.org). Ele gravou um depoimento para um vídeo que será apresentado durante a festa e colocou em seu capacete um adesivo cumprimentando os noivos. Outro motivo especial: os filhos de Priaulx, Daniella e Sebastian, serão os pajens da cerimônia.
Para os brasileiros, a grande expectativa fica para o rendimento do BMW de Augusto Farfus. Ele trocou de equipe com o desejo de lutar de igual para igual com Priaulx pelo título. ?Logicamente o objetivo é esse. Ainda estou me adaptando ao carro e ao acerto, mas espero estar pronto para brigar pelas primeiras posições?, resumiu o curitibano.
Benefício
A troca de ingresso por um quilo de alimento não perecível continua até domingo – ou até o final dos ingressos. Os torcedores que fizerem a doação já conhecem o destino dos alimentos: o Instituto Pró-Cidadania, que receberá a totalidade da comida em uma solenidade na Prefeitura de Curitiba.