A Federação Internacional de Motociclismo (FIM) divulgou nesta quarta-feira o calendário provisório da temporada 2014 da MotoGP, que tem previsto a realização de uma prova no Brasil, na cidade de Brasília, como havia sido anunciado em agosto. De acordo com a programação, serão disputadas 19 etapas, um número recorde e uma a mais do que o campeonato de 2013.
A etapa brasileira está marcada para o dia 28 de setembro no Autódromo Nelson Piquet, em Brasília. A FIM esclareceu, porém, que o circuito precisa ser homologado e, para isso deverá passar por reformas. Recentemente, o traçado revelou problemas em uma etapa da Stock Car. Em junho, zebras e canaletas se soltaram e causaram riscos aos pilotos da durante um treino.
O Brasil não recebe uma corrida da MotoGP desde 2004. Na ocasião, o piloto japonês Makoto Tamada venceu a prova disputada no Rio. Além da corrida em Brasília, a outra novidade no calendário da MotoGP é mais uma prova na América do Sul. A temporada 2014 terá uma etapa na Argentina, marcada para o dia 27 de abril, no Autódromo Termas de Rio Hondo.
O restante do calendário apresenta as mesmas provas da temporada 2013, exceto pela etapa dos Estados Unidos, no circuito de Laguna Seca, que não será disputada na próximo ano. A FIM também explicou que a etapa da Espanha da MotoGP, no circuito de Jerez, está marcada para o dia 4 de maio, mas ainda depende da assinatura de contrato.
Como acontece desde 2008, a etapa do Catar abrirá a temporada 2014 da MotoGP, marcada para 23 de março, em Doha – a prova será noturna. O campeonato será encerrado em 9 de novembro, com a disputa da etapa de Valência.
Confira o calendário da temporada 2014 da MotoGP:
23 de Março – Etapa do Catar, Doha (Corrida noturna)
13 de Abril – Etapa das Américas, Austin
27 de Abril – Etapa da Argentina, Termas de Rio Hondo
4 de Maio – Etapa da Espanha, Jerez (Sujeito a contrato)
18 de Maio – Etapa da França, Le Mans
1º de Junho – Etapa da Itália, Mugello
15 de Junho – Etapa da Catalunha, Montmeló
28 de Junho – Etapa da Holanda, Assen (Corrida no sábado)
13 de Julho – Etapa da Alemanha, Hohenstein-Ernstthal
10 de Agosto – Etapa de Indianápolis, Indianápolis
17 de Agosto – Etapa da República Checa, Brno
31 de Agosto – Etapa da Grã-Bretanha, Silverstone
14 de Setembro – Etapa de San Marino, Misano Adriatico
21 de Setembro – Etapa de Aragão, Alcañiz
28 de Setembro – Etapa do Brasil, Brasília (Sujeito a homologação)
12 de Outubro – Etapa da Malásia, Kuala Lumpur
19 de Outubro – Etapa do Japão, Motegi
26 de Outubro – Etapa da Austrália, Phillip Island
9 de Novembro – Etapa de Valência, Valência