A unidade em torno de René Simões. É isso o que o Coritiba começa a buscar a partir de hoje quando o novo treinador assume o comando da equipe e busca a reabilitação na Segundona.
Apesar de conhecer pouco o elenco do Alviverde, o técnico terá a assistência de Edison Borges para armar a equipe pós-gestão de Guilherme Macuglia. As principais novidades são as voltas de Ânderson Lima na zaga e Marlos na meia. O confronto contra os paraenses está programado para às 20h30, no Mangueirão, com portões fechados devido a uma punição do STJD.
?O treinador tem que ter a capacidade de unir o grupo, unir a comissão técnica e unir a própria diretoria?, avisa o presidente Giovani Gionédis. E se é assim, René quer mostrar que suas conquistas no exterior não foram mero acaso e ele pode repeti-las no Alto da Glória. ?Dizem que sou treinador do exterior, outros dizem que eu falo muito bem, mas eu quero provar que os títulos são fruto da competência e não da conversa porque conversa não leva a lugar nenhum?, destaca o treinador.
No entanto, tanto a viagem para Belém quanto o trabalho de ontem no gramado do jogo de hoje foram de muito papo entre ele e seu auxiliar técnico. ?A gente esboçou uma equipe, depois fizemos algumas mudanças com a equipe, mas vamos trocar alguma idéia com o René para ver o que ele tem em mente e para a gente ver a melhor formação?, diz Borges, que atuou como interino após a queda de Macuglia e voltou a ser assistente com a chegada de René.
Por isso, em princípio, a tendência é que a equipe atue no 3-5-2, armada durante a semana. ?Usamos essa formação e usamos também o 4-4-2. Fizemos outros tipos de posicionamento e variações para a entrada do Ânderson Lima e termos uma jogada forte pelo lado direito variando ele e o Ivo?, explica. De acordo com Borges, com Lima na zaga, a saída de bola ganha na qualidade do passe e no efeito surpresa.
No restante da equipe, Leandro volta ao time após se recuperar de duas costelas quebradas na partida contra a Ulbra/RO pela Copa do Brasil. Ele substiturá Felipe, suspenso com o terceiro cartão amarelo. No meio, Marlos volta à equipe titular após curtir uma geladeira enquanto não renovava o contrato. Enquanto isso, no ataque, Keirrison e Henrique Dias disputam um lugar para atuar ao lado de Gustavo.
Novo técnico motiva os jogadores
Técnico novo, vida nova? Para os jogadores do Coritiba é a hora de mostrar serviço para René Simões. Como sempre acontece quando há uma troca de comando numa equipe de futebol, quem é titular quer provar que merece continuar assim e quem está no banco luta o dobro para conquistar a simpatia do novo comandante. ?A motivação aumenta ao natural e todos entram na briga pela mesma posição e todos vão querer se firmar na equipe e eu não vou ser diferente?, aponta o goleiro Edson Bastos.
O volante Rodrigo Mancha concorda com o companheiro. ?É uma nova etapa e começa do zero novamente para os jogadores, com todo mundo querendo mostrar, aparecer para que consiga uma sequência dentro do campeonato?, analisa. Segundo o lateral-direito Ivo, independente de quem esteja no comando, os jogadores precisam estar se superando a cada dia. ?Treinador novo, uma cara nova, então temos que mostrar um algo mais?, destaca.
E esse algo mais é muito esperado do meia Marlos, que passou um período afastado para acertar a renovação de contrato e volta cercado de expectativa. ?Sabemos que não estamos num momento muito bom, mas vamos trabalhar para mostrar ao treinador que temos condições de subir para a Série A?, analisa.
CAMPEONATO BRASILEIRO – SÉRIE B
5.ª Rodada
Remo x Coritiba
Remo
Adriano; Magrão, Gil e Matheus; Gustavo, Sandro Silva, Neto, Wellington Saci e Renan; Alexandre e Fábio Oliveira.
Técnico: Luís Carlos Martins
Coritiba
Edson Bastos; Ânderson Lima, Leandro e Dezinho; Ivo, Rodrigo Mancha, Pedro Ken, Marlos e Fabinho; Keirrison (Henrique Dias) e Gustavo.
Técnico: René Simões
Local: Mangueirão (Belém)
Horário: 20h30
Árbitro: Fernando Augusto Di Franco Ribeiro (AP)
Assistentes: Jorge Antônio Pinheiro Lobato (AP) e Juscelino Padilha de Sousa (AP)