O velejador Jorge Zarif Neto, 50 anos, faleceu nesta quarta-feira (12) por volta das 8h30, vítima de infarto, deixando viúva Rosana Simões Zarif e os filhos Jorge João Zarif e Fernanda Zarif.
Velejador competente, Zarif sempre esteve no cenário da vela nacional como um dos grandes nomes do esporte. Foi nove vezes campeão brasileiro da classe Finn e participou das olimpíadas de Seul e Los Angeles. Atualmente, aos 50 anos, dedicava-se ao projeto olímpico de Londres.
Pai dedicado, tranferiu para o caçula, Jorginho, seus conhecimentos náuticos e via surgir no filho, a mesma garra que marcou toda a sua carreira. Jorginho, no último sábado, conquistou antecipadamente o título do Mundial da Juventude e estava de viagem marcada para a Dinamarca.
Sua fama de polêmico correu as raias de todo o mundo e dividiu as opiniões. Foi amado e odiado, mas nunca ninguém se pôs indiferente aos seus pensamentos. Forte, amigo, ético, diria com certeza nesse momento, uma das frases que o perseguiu nos últimos anos "Foi um prazer e uma honra fazer parte".