São Paulo – Um dos sprintistas da equipe Extra, Rodrigo de Melo Brito, o Morcegão, é o líder da 49.ª Volta de Porto Alegre. Ontem, o brasiliense chegou em segundo lugar na primeira etapa, realizada entre a capital gaúcha e Tramandaí, com percurso de 148,5 km, mas recebeu bonificações e ficou à frente de Valcemar Justino Silva, vencedor da etapa. A competição, com a participação de 125 atletas de elite, divididos em 24 equipes, dura até domingo e passa por mais de 650 km pelas estradas do Rio Grande do Sul.
Morcegão conseguiu bonificações de meta volante durante o percurso e superou por apenas um segundo o ciclista da equipe Scott/São José dos Campos. A chegada teve um grupo de 38 ciclistas no pelotão, 35 com o mesmo tempo, entre eles José Aparecido dos Santos, Renato Rohsler e Renato Ruiz, todos da Extra.
O técnico Mauro Ribeiro disse que os ciclistas tiveram dificuldade nos últimos 30 km do percurso, chegando a Tramandaí. "Eles tiveram de correr beirando o mar, com vento bem intenso, o que os forçou a competir em um ritmo muito forte", disse o treinador. André Grizante e Tiago Fiorilli acabaram separados do primeiro pelotão, integrando um segundo grupo que cruzou a linha de chegada cerca de 1min30seg depois.
Próxima parada
A segunda etapa da Volta de Porto Alegre será realizada hoje, com largada às 9h. Os ciclistas correrão 89,6 km entre Tramandaí e Torres. E, à tarde, às 15h, em Torres, será realizado a contra-relógio, com 10,9 km de percurso.
O contra-relógio não traz boas lembranças à Extra. Na Volta do Estado de São Paulo de Ciclismo deste ano, André Grizante e Renato Ruiz estavam entre os primeiros colocados da classificação geral, mas acabaram despencando na tabela após esse tipo de prova. Ribeiro, no entanto, minimiza a etapa em Torres: "Este contra-relógio não é nenhum bicho-papão, não. Tem um percurso bem menor do que o da Volta e podemos ir bem nele", disse o treinador. A equipe Extra, de Suzano, compete com o apoio de Caloi, Goo, Hotel Íbis, SportsLab, Unilance e Aros Vzan.