Mais um capítulo na polêmica dos jogos na altitude. O presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou que o presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter, prometeu que todos os estádios de capitais poderão abrigar partidas das eliminatórias para a Copa do Mundo, inclusive os que estiverem a mais de 3 mil metros acima do nível do mar.
Com o argumento de proteger a saúde dos jogadores, a Fifa decidiu há um mês proibir as partidas a mais de 2.500 metros, mas depois flexibilizou a medida e elevou a altura máxima para 3 mil metros. E já dá indícios que pode até voltar atrás da decisão.
A mudança beneficiou os jogos realizados em Bogotá (Colômbia), que está a 2.640 metros, e Quito (Equador), a 2.800 metros. No entanto, continuam proibidas as partidas nos estádios de La Paz (Bolívia) e Cuzco (Peru).
Morales, que liderou os protestos dos países da Confederação Sul-Americana contra a proibição da Fifa, viajou para Zurique assim que foi informado sobre a nova decisão, para se reunir com Blatter na sede da organização esportiva.