A fim de evitar acidentes como o de Robert Kubica, em 2007, os organizadores do GP do Canadá de Fórmula 1 anunciaram mudanças nos muros de proteção da pista de Montreal. No ano passado, o polonês da BMW protagonizou o acidente mais forte da temporada, no circuito Gilles Villeneuve.
A principal alteração no trecho em que Kubica bateu, uma pequena reta que leva ao grampo, foi no posicionamento da mureta de proteção. Neste ano, a barreira ficará mais próxima da pista. A intenção com a mudança é que, caso outro piloto perca o controle do carro no local, o ângulo de impacto contra o muro seja mais favorável.
Na prova do ano passado, o polonês perdeu o aerofólio dianteiro após toque com Jarno Trulli, da Toyota. O carro, descontrolado, decolou ao passar sobre uma zebra e bateu na mureta, antes de atravessar a pista e bater no guardrail do outro lado do traçado.
Apesar da violência do acidente, Kubica sofreu apenas uma lesão na perna direita. Depois de ficar afastado no GP dos Estados Unidos – quando foi substituído por Sebastien Vettel – voltou às corridas na etapa da França, três semanas depois da batida.