Nürburgring
– Juan Pablo Montoya fez ontem sua terceira pole position consecutiva na temporada 2002 da Fórmula 1 e larga na frente no GP da Europa, nona etapa do mundial. O colombiano da Williams vem se transformando naquilo que, no futebol, é chamado de “leão de treino”: aquele jogador que vai bem no coletivo, mas que no jogo nada faz. Nas provas em que largou na pole este ano, Montoya foi assim: no Brasil, ele perdeu a ponta na largada e acabou batendo em Michael Schumacher, chegando em quinto; em Mônaco e no Canadá, quebrou.Nas três poles que fez no ano passado, Montoya também deu azar: na Alemanha e na Bélgica estourou o motor, e só em Monza aproveitou de verdade a primeira posição no grid, vencendo a corrida. “Espero ter melhor sorte desta vez”, falou o piloto, depois de registrar 1min29s906 em Nürburgring, ficando apenas 0s009 à frente de seu companheiro Ralf Schumacher. Desde o GP da Bélgica do ano passado que a Williams não fazia uma primeira fila, e desde 1996 não largava na pole no circuito alemão.
“Fiquei surpreso com o resultado”, admitiu Juan Pablo, que não vinha andando bem nos treinos. “Ainda não sei de onde tirei esse tempo. Acho que dei um pouco de sorte e os pneus funcionaram bem.” Ele deve fazer duas paradas hoje. Pelo resultado da Williams, a impressão que se teve foi a de que seus pilotos escolheram os pneus mais macios da Michelin para as 60 voltas da corrida. O diretor da fábrica francesa, Pierre Dupasquier, foi evasivo ao avaliar a possibilidade de fazer a prova toda com uma parada só.
A Ferrari ficou com a segunda fila, Schumacher em terceiro, Rubens Barrichello em quarto. O alemão, líder do campeonato com 43 pontos de vantagem sobre Montoya e Ralf, teve de fazer a classificação com o carro-reserva, depois que o titular apresentou problema de câmbio.
“Tive de ir acertando o carro durante o treino”, falou Schumacher, que ficou 0s129 atrás de Montoya. Barrichello, em quarto, disse que ficou surpreso com o desempenho da Williams. “Mas estou confiante, porque em ritmo de corrida já mostramos que somos competitivos.”
Os outros brasileiros foram mal: Felipe Massa, da Sauber, larga em 11.º e Enrique Bernoldi, da Arrows, em penúltimo. O GP da Europa começa às 9h de Brasília, e há previsão de chuva para o horário da corrida.