A Federação Internacional de Basquete nas Américas (Fiba Américas) anunciou nesta quarta-feira que Monterrey será a sede da Copa América do ano que vem. A cidade mexicana receberá a competição, que reúne as principais seleções do continente americano e também vale como Pré-Olímpico para os Jogos do Rio, em 2016.
“É uma grande satisfação para nós na Fiba Américas poder anunciar o México como sede da próxima edição de nosso evento mais importante. Foi comprovado, com sua medalha de ouro (na Copa América) em Caracas 2013, sua excelência organizativa, que há um ressurgir de nosso esporte no México. E estamos confiantes que isso resultará na evolução do basquete no país”, disse Usie Richards, Presidente da Fiba Américas.
Nove dos dez participantes do Pré-Olímpico já estão confirmados: Argentina, Brasil, Canadá, Cuba, México, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Os Estados Unidos participarão da competição se não vencerem o Mundial da Espanha, neste ano. Caso contrário, eles saem da Copa América e dão lugar ao Panamá.
O Brasil deve ter a vaga para a Olimpíada, por ser a sede do evento, mas a Fiba costuma ser rígida com os convites e exigirá algumas garantias da seleção para dar-lhe uma das vagas. Se a participação brasileira na Olimpíada for confirmada, o Pré-Olímpico servirá apenas como Copa América para a seleção.