O piloto pernambucano Beto Monteiro (Ford) venceu ontem a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck realizada no Autódromo Internacional de Goiânia. Com várias mudanças nas primeiras posições, a vitória só se apresentou para Monteiro quando faltavam três voltas para o final da corrida, depois que o líder da prova Roberval Andrade (Scania) e o vice-líder Renato Martins (Volkswagen) bateram e deram a oportunidade ao piloto pernambucano assumir a liderança. “A estratégia principal desta corrida foi ter muita paciência. Eu estava brigando com muita gente boa ali na frente”, contou Monteiro, que continua líder do campeonato, agora com uma vantagem maior do segundo colocado. Monteiro soma 87 pontos contra 63 de Roberval Andrade, que liderou quase toda a prova e mesmo saindo da pista com o pneu traseiro esquerdo estourado, cruzou a linha de chegada em quinto.
“Foi coisa de corrida. Na verdade, as batidas do Beto (Monteiro) no início da corrida e do Renato (Martins) no final, causaram o estouro do pneu. Mas não deixa de ser coisa de corrida”, evitou qualquer crítica Roberval Andrade.
Beto Monteiro ainda foi favorecido pela quebra do Mercedes-Benz do pole position e líder das quatro primeiras voltas, que entrou nos boxes com o problema no sistema de pressurização da água do motor. “Não sabemos até agora o que pode ter acontecido. Eu estava tranqüilo com o motor em baixa temperatura e de repente começou vazar água por todo o caminhão”, contou conformado o campeão do ano passado que lembra que ainda tem cinco provas até o final da temporada.
O pódio da prova de Goiânia foi completado por Renato Martins (Volkswagen) em segundo, Jonatas Borlenghi (Volkswagen) em terceiro, Djalma Fogaça (Ford) em quarto e Roberval Andrade (Scania) em quinto.
A performance de Roberval Andrade com seu novo Scania T124 durante quase toda a corrida, largando em 14´ e passando em terceiro na quarta volta, fazia crer que o dia era mesmo para o caminhão de motor de 12 litros que levava uma boa vantagem de velocidade no final da reta dos boxes. No final, os quatro primeiros colocados foram caminhões de motores de 9 litros, com dois Ford e dois Volkswagen, que por outro lado contornavam as curvas de baixa do traçado, mais rápidos. Uma amostra de que a temporada terá boas disputas até o final do ano, dependendo da característica de cada circuito.
Da mesma forma que o dia foi bom para Jonatas Borlenghi, que sobe ao pódio pela segunda vez consecutiva (2´ em São Paulo e 3´ em Goiânia), para Djalma Fogaça que largou em 17´ e terminou em quarto e para Eduardo Mad Macarrão que marcou um significativo sexto lugar em Goiânia, seu melhor resultado depois que mudou de marca de caminhão de Volvo para o Ford, tiveram os que se lamentaram pela falta de sorte. O estreante Fabiano Sperafico, novo contratado da equipe Fogaça Motorsport para substituir o norte-americano Gene Firebal, terminou sua primeira prova mais cedo, com o pneu traseiro furado. Apesar disso, o piloto do Paraná, de família tradicional no automobilismo esportivo foi bastante elogiado pela forma de pilotar logo na sua primeira experiência com um veículo muito mais pesado do que os carros de turismo que já guiou. Outro paranaense que andou bem e foi prejudicado por falta de freio, foi Leandro Totti (Ford) que mesmo punido por excesso no radar, ocupou por duas vezes o pelotão dos quatro primeiros colocados. Parou na 21ª volta.
O local da próxima etapa, antes marcada para o Rio de Janeiro, vai ser anunciada até o fim de semana.