O espanhol Albert Montañes contou com o abandono do francês Gael Monfils no segundo set para conquistar o título do Torneio de Stuttgart, na Alemanha. Lesionado, o francês havia perdido o set inicial por 6/2 e liderava a parcial seguinte por 2/1, quando decidiu desistir da decisão.
Monfils, número 17 do mundo, mostrou não estar em suas condições ideais desde o início da partida. O espanhol soube aproveitar as fragilidades do adversário e não teve dificuldade para abrir vantagem no primeiro set. Sacando melhor, Montañes não teve o serviço ameaçado e ainda faturou duas quebras.
No fim do primeiro set, o francês chegou a pedir atendimento médico, mas desistiu no tempo extra e voltou para a segunda parcial. No entanto, só conseguiu disputar três games, sem quebras. Monfils anunciou a desistência e o espanhol se sagrou campeão no saibro alemão, após somente 55 minutos de confronto.
Montañes faturou seu quinto título no circuito profissional e o segundo na temporada. Antes, havia vencido em Estoril, onde bateu o suíço Roger Federer nas semifinais. Monfils, que comandou a França na vitória sobre a Espanha na Copa Davis, soma dois troféus na carreira e disputava sua primeira decisão no ano.