O técnico espanhol Moncho Monsalve fez nesta quinta-feira a primeira convocação da seleção brasileira masculina de basquete no ano. Ele chamou 20 jogadores para a disputa de três torneios, em julho e agosto, e optou por um grupo renovado, sem os principais jogadores do Brasil na atualidade.
A seleção convocada nesta quinta-feira irá disputar o Torneio Internacional de Lisboa, de 10 a 12 de julho, os Jogos da Lusofonia em Portugal, de 13 a 19 de julho, e o Torneio Super Four da Argentina, nos dias 3 e 4 de agosto. E Moncho pretende aproveitar para testar jogadores.
Como irá utilizar essas três competições para fazer alguns testes no grupo, o treinador espanhol não chamou os três brasileiros da NBA – Nenê, Anderson Varejão e Leandrinho – e nem os jogadores que fazem sucesso na Europa, como Thiago Splitter, Guilherme Giovannoni, JP Batista e Marcelinho Huertas.
Esses jogadores de destaque no basquete brasileiro devem ser convocados apenas no dia 13 de julho, quando Moncho irá formar o grupo para a Copa América, torneio que acontece entre 26 de agosto e 6 de setembro, ainda sem local definido, e que dará vaga no Mundial da Turquia, em 2010.
No grupo convocado nesta quinta-feira, o maior destaque é o pivô Rafal “Baby” Araújo, que já passou pela NBA (defendeu Utah Jazz e Toronto Raptors) e joga atualmente no time do Flamengo. Ele e outros 19 jogadores chamados por Moncho começam a treinar no dia 29 de junho, em São Paulo.
Confira todos os convocados:
Armadores
Eduardo Machado (Duda) – Flamengo
Fulvio de Assis – Granada (Espanha)
Raul Togni Neto – Pitágoras/Minas
Vitor Benite – Pinheiros
Alas
André Stefanelli (Dedé) – Paulistano
José Roberto Duarte (Betinho) – Winner/Limeira
Jonathan Tavernari – BYU Utah (Estados Unidos)
Jhonatan Luz dos Santos – Merida (Espanha)
Carlos Alexandre (Olivinha) – Pinheiros
Guilherme Teichmann – Winner/Limeira
Jeferson Willian – Flamengo
Marcus Vinicius Toledo – Plus Pujol Lleida (Espanha)
Ala/Pivôs
Jordan Burger – Sevilla Cajasol (Espanha)
Lucas Cipolini – BYU Hawaii (Estados Unidos)
Murilo Becker – Pitágoras/Minas
Rafael de Sousa (Mineiro) – Paulistano
Pivôs
Bruno Fiorotto – Winner/Limeira
Hatila Passos – Rhone Herens Basket (Suíça)
Paulão Prestes – Clinicas Rincón Axarquia (Espanha)
Rafael Araújo (Baby) – Flamengo