A partida de sábado, contra o Iraty, acendeu o sinal de alerta para o técnico Casemiro Mior. Seja com o Furacão, Ventania ou mistão, o Atlético vem recuando demais quando tem a vantagem no placar, o que propicia a recuperação dos adversários. Um problema que já fez a equipe perder pontos importantes na Copa Libertadores da América e Campeonato Paranaense e que o treinador não quer que ocorra mais. Além do trabalho redobrado para evitar isso, algumas peças poderão ser mudadas para a partida contra o América de Cali, quinta-feira, na Colômbia.
?A equipe tem que jogar. O Jancarlos, o Marín, os volantes, têm que assumir o jogo e jogar com confiança. Nós vamos ter que trabalhar porque o time não pode se encolher tanto, não pode ficar com medo e com receio?, aponta Mior. De acordo com ele, esse receio está atraindo demais os adversários. ?Isso é um risco muito grande porque nós perdemos o controle do jogo. Contra o Iraty, a equipe recuou muito, a defesa ficou praticamente dentro da área e o próprio goleiro fica sem visão?, lamenta.
Verificado esse problema, o treinador vai investir mais nos trabalhos no CT para evitar isso nos próximos jogos. ?Depois do jogo eu falei que nós precisamos conversar e, acima de tudo, trabalhar no campo para que as coisas possam melhorar e a equipe possa ter uma postura de também assumir o jogo quando está ganhando?, revela.
No último treinamento, o treinador já fez algumas mudanças. A principal delas deverá ser a entrada do atacante Lima, na frente, ao lado de Dênis Marques. ?Eu diria que o Lima está, a cada jogo, a cada treinamento, conquistando seu espaço. Eu diria que é mais um jogador que o clube ganha em relação ao grupo principal e que está fazendo por merecer?, elogia Mior. Como Maciel e Aloísio vêm de recuperação médica, é provável que Lima apareça em Cali, pela Libertadores. ?Hoje, o Lima está na frente em relação aos outros dois?, antecipa.
A outra mudança será a entrada de Fabrício na ala esquerda. O treinador não está gostando do desempenho de Marín e o meia deverá voltar a atuar com a camisa seis. O provável time para pegar os colombianos deverá ter Diego; Cocito, Baloy e Marcão; Jancarlos, Alan Bahia, Rodrigo Souto, Fernandinho e Fabrício; Lima e Dênis Marques.
Um castigo pelo recuo
O Atlético entrou em campo, sábado, para garantir a classificação por antecipação, mas esbarrou na boa equipe do Iraty e em seus próprios erros. Depois de fazer um ótimo primeiro tempo, recuou na segunda etapa e permitiu a pressão do Azulão. No final, conseguiu o gol do empate por 2 a 2 num dia do atacante Lima. Com o ponto somado, o Rubro-Negro se mantém na liderança do grupo B do Campeonato Paranaense. O próximo compromisso pela competição será o Londrina, domingo que vem, na Arena.
Mesmo com o mistão armado pelo técnico Casemiro Mior, o Atlético começou bem a partida e partiu para cima do Azulão. Agora pela meia, Fabrício voltou a mostrar um bom futebol e criou as principais jogadas de ataque. Ele chutou e cabeceou, mas parou nas defesas do bom Émerson. Mesmo assim, após boa cobrança da direita, Lima só completou de cabeça. Do outro lado, Renaldo comandava o time de Gilberto Pereira, principalmente nas bolas paradas.
No entanto, foi de uma jogada individual de Tiago, que saiu o empate. Ele recebeu na frente da área, passou por dois marcadores e chutou forte no canto. Diego nada pôde fazer. O gol parace ter abatido o time atleticano, que não esperava ter levado o empate no finalzinho da primeira etapa. Mais esperto, Gilberto Pereira mudou o esquema tático e partiu para cima.
Mal começou a segunda etapa e o Azulão conseguiu a virada. Renaldo, sempre ele, chutou forte da direita. A bola pererecou na área, Diego e Bruno Lança não conseguiram isolar e Édson Borges colocou de cabeça para as redes. A desvantagem no placar deixou o Atlético atordoado. O time recuou demais, os laterais não avançaram, o que obrigou Mior a mexer na equipe para tentar dar novo fôlego ao time. Se por um lado tirou o ineficaz Tavares, por outro, tirou Fabrício, o cérebro da equipe. O treinador alegou cansaço de seu meia e pôs Jônatas e Netinho para buscar o empate.
Mesmo assim, o gol demorou a sair e a sorte poderia até ter sido outra se o Iraty não tivesse desperdiçado tantas oportunidades com Renaldo, Tiago e Alexandre. De qualquer forma, Jorge Henrique, que entrou para deixar a equipe novamente no 4-3-3, atuando pela ponta direita, cruzou para o apagado Lima brilhar novamente. Já nos acréscimos, Renaldo cobrou falta rente e quase comemorou os três pontos.
Lima: ?já esqueci o Coritiba?
O atacante Lima, do Atlético, é o artilheiro da equipe no ano com quatro gols, mas ainda tem que provar muito para os torcedores. Contra o América de Cali, na Colômbia, ele deverá ser novamente titular da equipe, mas quando o jogo é na Arena, ele sofre com as vaias da exigente torcida rubro-negra por ter sido revelado no arquirival. Uma situação que ele promete reverter com muito trabalho e perseverança. De qualquer forma, ele avisa: ?esqueci o Coritiba?.
?Eu estou fazendo o meu trabalho, estou procurando jogar, procurando fazer belas partidas e o gol, que é o mais importante e o que o torcedor quer e, espero, dentro de casa, jogar como eu estou jogando fora de casa?, diz o atacante. Ele revela que entrar no gramado da Arena com a torcida rubro-negra em cima o deixa perturbado. ?Não vou falar que não fico perturbado. Às vezes, o torcedor me vaia, eu entendo o lado do torcedor porque eu vim do Coritiba?, analisa.
Nem as passagens pelo Cruzeiro e Sporting Braga parecem desvinculá-lo do Alto da Glória pelas arquibancadas. Ele lamenta essa postura dos torcedores. ?A gente tem que procurar viver o presente, o passado já era e eu já esqueci o Coritiba e agora estou defendendo o Atlético?, aponta.
Inscrito na Copa Libertadores da América com a camisa 25, ele deverá ser novamente titular da equipe na partida de Cali. ?Eu estou procurando fazer o meu trabalho, o professor Casemiro Mior vai escalar o time para a Libertadores e espero que ele opte por mim para que eu possa dar o retorno que eu quero?, projeta. O atacante atuou na partida contra o Independiente de Medellín e ficou de fora contra o Libertad devido a uma contusão.
CAMPEONATO PARANAENSE
2º Turno – 4ª rodada
SÚMULA
Local: Emílio Gomes (Irati).
Árbitro: Carlos Jack Rodrigues Magno.
Assistentes: Francisco Aurélio do Prado e Marcos de Oliveira.
Gols: Lima a 30? e Tiago a 44? do 1º tempo. Nelinho a 1? e Lima a 40? do 2º tempo.
Cartões amarelos: Joel, Fernando Mello e Anderson (Iraty). Tiago Vieira (Atlético).
Iraty 2×2 Atlético
Iraty
Émerson; Renaldo, Édson Borges, Nelinho e Márcio Goiano (Fernando Mello); Emanuel, Nilson, Joel (Anderson) e Élton (Maurício); Tiago e Alexandre.
Técnico: Gilberto Pereira.
Atlético
Diego; Bruno Lança, Danilo e Tiago Vieira (Jorge Henrique); Jancarlos, Jairo, Ticão, Fabrício (Neto) e Marín; Marcos Tavares (Jônatas) e Lima.
Técnico: Casemiro Mior.