Rio de Janeiro (Ag. Placar) – O vôlei brasileiro recebeu uma excelente notícia na sexta-feira. O atleta Roberto Minuzzi já está liberado para treinar no seu clube, o Telemig Celular/Minas (MG), a partir da próxima semana. Por conta de um aneurisma na aorta, a maior artéria do corpo humano, Minuzzi foi submetido a uma cirurgia no dia 3 de junho e uma prótese foi colocada na parte dilatada da artéria, que nasce no coração e distribui o sangue por todos os tecidos e órgãos.

continua após a publicidade

A reabilitação de Minuzzi, até agora, foi toda feita numa academia ao lado do Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, onde realizou a cirurgia com a equipe do médico José Pedro da Silva.

?Ele está indo para o quinto mês pós-cirúrgico e evoluindo cada vez mais. Já fez simulações de movimentos do vôlei e, aos poucos, será aumentado o volume de treinamento, sempre com acompanhamento médico?, informa João Olyntho, o Zela, cardiologista das seleções brasileiras.

O médico Ricardo Kortas, responsável pela reabilitação cardíaca, trata de tranqüilizar todos aqueles que acham que Minuzzi ainda corre algum risco.

continua após a publicidade

?A conclusão a que chegamos é a de que o Minuzzi está apto a voltar progressivamente. Ele tem arritmias, mas não um perfil de risco. Todo mundo tem arritmia, que não se mede pela quantidade, e sim pelo perfil dela, pela instabilidade. A recuperação do atleta foi prolongada, mas tudo dentro do previsto. O Minuzzi tem que voltar ao seu habitat natural. Ele é muito maduro, centrado e altamente motivado a se recondicionar?, garante Kortas.