Ministro quer ingressos para membros do Bolsa Família

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, disse nesta terça-feira ter pedido à Fifa que se busque uma forma de permitir aos beneficiários do programa Bolsa Família adquirir ingressos para a Copa do Mundo de 2014. Ele participou de almoço na residência oficial do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), oferecido ao secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, e ao presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local, Ricardo Teixeira.

“Falei a ele (Valcke) que há uma parcela da população, principalmente na faixa mais pobre, os que estão dentro do Bolsa Família, que numa festa como a Copa deveriam ter acesso a ingressos”, disse o novo ministro do Esporte.

Questionado se discutiu de que forma isso poderia ser feito, o ministro disse que a responsabilidade de encontrar um caminho é da Fifa. “Isso é problema deles. Eu apresentei a demanda, ele que apresente uma solução”, afirmou Rebelo, que pediu ainda atenção especial aos povos indígenas.

Em audiência nesta terça-feira na Câmara, Valcke defendeu que o direito à meia-entrada de alguns segmentos da sociedade seja substituído na Copa por uma espécie de cota social, a chamada categoria 4. Essa categoria teria ingressos a US$ 25,00 (cerca de R$ 42,00) na primeira fase da competição e preços diferenciados em outros jogos.

A expectativa da Fifa é de vender 10% dos 3 milhões de ingressos para os jogos dentro dessa categoria 4. O método é o mesmo adotado na última Copa, em 2010, na África do Sul. Segundo Valcke, poderia se criar dentro dessa categoria alguma preferência de compra de ingressos para estudantes, por exemplo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo