Curitiba sai na frente de outras cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014 para receber a Copa das Confederações, em 2013. O Ministro dos Esportes, Orlando Silva, em visita a capital paranaense, ontem, destacou o avanço nos preparativos para o Mundial, salientando que a cidade só depende de seu desempenho até o final do próximo ano para sediar a competição.
“A Copa das Confederações vai acontecer em um número mais restrito de sedes e, cumprido, o cronograma estabelecido pode colocar Curitiba à frente de outras cidades. E cumprir o cronograma é entregar ainda em 2012 as obras de infraestrutura e do estádio. É um belo desafio a ser conseguido”, disse Silva.
Animado com os elogios do ministro, o governador Beto Richa vai aproveitar não só o desenvolvimento rápido das obras como o bom relacionamento com Ricardo Teixeira, presidente da CBF, para pleitear um amistoso da Seleção em Curitiba.
Goiânia já está confirmada como sede do confronto com a Holanda, em junho. “Tenho uma boa relação com o Ricardo Teixeira, que nos atendeu no pedido para fazer a aclimatação da Seleção aqui antes de embarcar para a África do Sul. Estou pleiteando que, dos amistosos do mês de julho, um seja aqui no Paraná”, contou o governador.
Aeroporto
A visita de Orlando Silva a Curitiba também foi utilizada por Beto Richa como momento estratégico para reivindicar mais investimentos para ampliação e reforma do Aeroporto Afonso Pena, que precisa da construção da terceira pista para comportar o movimento que o Mundial trará a cidade.
“O que foi ofertado timidamente pela Infraero é muito aquém das necessidades de ampliação e reforma do nosso aeroporto. Então pedi a nossa bancada federal que nos ajude a reivindicar mais recursos junto à Infraero”, disse Richa.
O governador lamenta ainda Curitiba estar tão atrás das demais cidades na questão de investimentos federais nos aeroportos. “Para alguns outros aeroportos, os recursos são infinitamente maiores que os que estão dispostos aqui.”