O ministro do Turismo, Luiz Barretto, espera que Curitiba comemore o seu aniversário, em 29 de março, já com o status de sede da Copa do Mundo de 2014.

continua após a publicidade

Ontem, em reunião de trabalho com o Comitê Executivo do Paraná para a Copa, integrado por representantes do governo do Estado, prefeitura de Curitiba e outras instituições, o ministro conheceu com detalhes o plano de ações e projetos da cidade para sediar jogos da competição.

“Acho que Curitiba tem todas as chances de ser uma das sedes da Copa”, afirmou. O anúncio da escolha das sedes será feito pela Fifa, organizadora do campeonato, em 20 de março.

Apesar de ainda faltar cinco anos para a Copa no Brasil, o ministro lembrou que há muita coisa a ser feita até lá. De acordo com ele, o torneio mundial traz uma oportunidade única para a estruturação e incremento de polos turísticos dentro do País, além da divulgação intensa do Brasil em todo o planeta.

continua após a publicidade

Na avaliação de Barretto, Curitiba está trabalhando bem para sustentar a candidatura. “É fundamental que a gente trabalhe de forma planejada até 2014. Temos que discutir o Paraná como um todo. A Copa não é só Curitiba. O turista vai assistir aos jogos na quarta e no domingo e tem como circular pelos polos turísticos principais do Estado”, comentou.

Comissão

continua após a publicidade

A Câmara Municipal de Curitiba criou ontem uma comissão interna para tratar dos assuntos da Copa do Mundo de 2014. O grupo é presidido pelo vereador Mario Celso Cunha (PSDB), e tem como vice Pedro Paulo (PT).

Também fazem parte da comissão os vereadores Juliano Borghetti (PP), Julião da Caveira (PSC), Algaci Túlio (PMDB), Aladim (PV), Roberto Hinça (PDT), Omar Sabbag Filho (PSDB) e Renata Bueno (PPS).

Diagnóstico

Uma das etapas de planejamento para a Copa do de 2014 na área do turismo é realizada nesta semana em Curitiba. Técnicos da Fundação Getúlio Vargas (FGV) vão recolher dados para um diagnóstico que será encaminhado ao Ministério do Turismo.

Segundo Luiz Gustavo Barbosa, da FGV, será um levantamento amplo com o objetivo de embasar ações futuras para que as cidades-sedes ofereçam um serviço de qualidade.

Isto inclui até a quantidade de caixas eletrônicos que oferecem a opção de uma língua estrangeira. A pesquisa será finalizada em março. No mês seguinte será discutido o planejamento para os próximos cinco anos neste segmento.

Parceria pode turbinar turismo

Redação, com assessorias

O ministro Luiz Barretto também falou no encontro de ontem que Curitiba poderá participar do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) e receber investimentos de até R$ 100 milhões em projetos e obras para desenvolvimento do turismo.

“Curitiba é uma grande porta de entrada do turismo de eventos e de negócios no Brasil. A Copa do Mundo é uma ótima oportunidade para melhorar a infraestrutura, e por isso nos dispomos a fazer essa parceria”, disse o ministro.

“Poderemos tirar do papel projetos importantes como a ampliação da rede de ciclovias, a readequação do complexo da Rodoferroviária e a revitalização do eixo Barão do Rio Branco e Riachuelo, onde temos um projeto de um bonde turístico”, planeja o prefeito Beto Richa.