Ministro do Esporte verifica projetos de Curitiba para Copa

O ministro do Esporte, Orlando Silva, estará na manhã de hoje em Curitiba para verificar como está o cronograma de obras para a Copa do Mundo de 2014. Ele irá se reunir com o governador Beto Richa e com o prefeito Luciano Ducci e fará uma vista à Arena da Baixada, estádio escolhido para receber os jogos do Mundial na cidade.

A visita faz parte da série de visitas do ministro às 12 cidades-sedes e acontece num momento delicado para a organização brasileira do Mundial. Nos últimos dias, o país enfrentou críticas veementes pelo lento andamento dos projetos relacionados à Copa, além de dificuldades e denúncias de irregularidades na construção de estádios.

A reunião entre Silva, Richa e Ducci está marcada para as 9h30, no Palácio das Araucárias, sede do governo estadual. “Será uma conversa para identificar possíveis dificuldades e verificar o cronograma de obras e o andamento dos compromissos assumidos junto à Fifa”, explica o secretário municipal para a Copa, Luiz de Carvalho.

O discurso oficial é de que, ao contrário de outros estados, o Paraná não enfrenta atrasos em seus projetos. Segundo o secretário, as obras prometidas logo sairão do papel. “Quando se trata de obras públicas, há todo um processo burocrático. Mas a população pode ficar tranqüila que estamos cumprindo todos os prazos”, garante.

A reunião de hoje servirá também para discutir com o ministro como será andamento dos projetos que dependem de recursos da União, em especial o Aeroporto Afonso Pena. A expectativa é que o governo federal repasse, entre junho deste ano e julho de 2013, cerca de R$ 70 milhões para obras nos aeroportos paranaenses.

Na Arena

Depois do encontro no Centro Cívico, Orlando Silva irá conceder uma entrevista coletiva, marcada para as 10h30, e partirá rumo à Arena da Baixada, onde deve chegar por volta das 11h.

O ministro irá receber da diretoria do Atlético informações sobre o preparativo para o início dos trabalhos para adequação do estádio às normas da Fifa. A construtora que será responsável pelas obras segue indefinida.

O clube ainda aguarda a conclusão dos projetos executivos da Arena para lançar um edital de licitação. A previsão é que o estádio comece a sofrer as intervenções necessárias somente a partir de junho. Demora que já coloca em dúvida a participação da cidade na Copa das Confederações, em julho de 2013.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna