O ministro do Esporte, Orlando Silva, elogiou a campanha da delegação brasileira na Olimpíada de Pequim. Para ele, o País teve um bom desempenho nos Jogos, apesar de ter ficado abaixo do recorde de medalhas de ouro, foram três, contra as cinco de Atenas, há quatro anos

continua após a publicidade

“A participação do Brasil em Pequim foi boa. Estivemos duas vezes mais nas disputas finais (38), levamos a maior delegação da nossa história olímpica (277), batemos o número recorde de participação feminina (132) e houve a pulverização das modalidades (32). Estamos deixando a monocultura do esporte: não somos só o país do futebol”, disse o ministro, durante a abertura do 1º Seminário Nacional da Lei do Incentivo ao Esporte.

A delegação brasileira voltou de Pequim com três medalhas de ouro, quatro de prata e oito de bronze. O desempenho é o segundo melhor do País na história e deixa o País na 23ª posição do quadro de medalhas.

Também nesta segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou como “razoável” o desempenho dos atletas brasileiros, e disse estar decepcionado com o futebol masculino, que mais uma vez voltou de uma Olimpíada sem a medalha de ouro.

continua após a publicidade