Dois anos para a Copa

Ministro Aldo Rebelo visita hoje obras na Arena da Baixada

Faltando 2 anos para abertura da Copa do Mundo de 2014, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, faz hoje sua segunda visita à Arena da Baixada. A primeira vistoria foi em março e, desde então, pouco mudou no estádio. Quando Aldo esteve em Curitiba, no dia 8 de março, a retirada do telhado estava em fase inicial, bem como as cadeiras. Hoje, a obra está em sua segunda fase: com início da fundação e construção dos muros de arrimo.

Com pouca evolução do que viu há três meses, Aldo Rebelo vai encontrar hoje uma Arena da Baixada com pouco maquinário e um canteiro de obras ainda em formação. O próprio secretário estadual para assuntos da Copa do Mundo, Mário Celso Cunha, admite que o percentual de construção não é muito diferente do que foi mostrado em março. “No terceiro balanço, apresentado em março, as obras na Arena da Baixada estavam com 11% concluída. Hoje está 19%. Isso segundo o arquiteto Carlos Arccos”, explicou Mário Celso, referindo-se ao arquiteto responsável pelo projeto da nova Baixada.

O secretário afirma que apesar da evolução não ter sido tão grande, a demora não é preocupante, sob a justificativa de que as fases iniciais eram mais complicadas e demoradas. “Se você contabilizar o todo, com a estrutura antiga, a Baixada tem entre 40 e 50% de obra, dos setores que já existem. E não vejo que esteja demorado, por que todo trabalho de infraestrutura, demolição é complexo mesmo”, disse o secretário.

A demora na evolução pode também ser creditada à falta re recursos para investimento nas obras. O Atlético ainda aguarda o financiamento que vai tomar na Agência de Fomento, com recurso que virão do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de R$ 138 milhões. A CAP S/A também deve entrar com pedido de empréstimo, por conta, utilizando os R$ 30,8 milhões em títulos de potencial construtivo que recebeu na semana passada.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna