Desde as 14h30 desta quinta-feira (27), o Ministério Púbico do Trabalho do Paraná (MPT-PR) está reunido em uma audiência com representantes de clubes, entidades sociais e membros da Federação Paranaense de Futebol (FPF). O assunto em pauta é o Termo de Ajustamento de Conduta, que prega mudanças em relação as políticas dos clubes para com as categorias de base. Caso aprovado, alguns ajustes terão que ser feitos, como a não contratação de jovens atletas com idade inferior a 14 anos, comprovar matrícula na escola, assistência médica e odontológica dentre outras sugestões. Caso aprovado, os clubes terão um tempo hábil para cumprirem as exigências.
De acordo com um representante do Paraná Clube, o Tricolor valoriza as suas categorias de base. “O Paraná se preocupa muito. Temos alguns destaques que saem da nossa base e vão para o profissional. O Paraná tem atendido com satisfação esse quesito”, disse o representante da Vila Capanema à Rádio CBN.
Os clubes que não cumprirem as medidas solicitadas estarão sujeitos a ações civis públicas. De acordo com o MPT-PR, as novas solicitações, primeiramente, valerão para os clubes da capital paranaense, RMC e litoral do Estado.