Foi iniciada nesta segunda-feira (2), na Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Curitiba, a discussão entre o Ministério Público do Paraná e representantes dos principais clubes de futebol e torcidas organizadas da capital com o objetivo de melhorar a segurança nos estádios durante os jogos. A reunião foi conduzida pelo procurador de Justiça, Ciro Expedito Scheraiber, e pelo o promotor de Justiça, Maximiliano Ribeiro Deliberador, e teve a participação de membros das torcidas do Atlético Paranaense, Coritiba e Paraná Clube, do Corpo de Bombeiros, da Secretaria Estadual de Segurança Pública, da Polícia Militar e de representantes da diretoria do Atlético e do Paraná – os responsáveis pelo Coritiba não compareceram.

continua após a publicidade

Neste primeiro encontro, ficou estabelecido o acerto de um termo de ajustamento de conduta para as próximas semanas entre o MP-PR e os clubes, para regulamentar questões como a venda de bebidas alcoólicas, o preço dos ingressos das torcidas visitantes, a capacidade de torcedores nos jogos e a adequação dos estádios às normas de segurança.

Também foi discutida a necessidade de um Juizado Especial e da Polícia Civil ou Militar dentro dos estádios, fazendo termos circunstanciados nos casos de crimes ocorridos durantes as partidas, para diminuir a impunidade. A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Curitiba deve procurar o Judiciário para apresentar essa solicitação.

continua após a publicidade