Na segunda-feira passada, o Ministério Público do Paraná se reuniu com membros da Federação Paranaense de Futebol para acertar a entrega dos laudos de vistorias dos estádios de todo o Estado para 2012. Estiveram presentes também, pessoas ligadas às polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria da Saúde-PR, Procon-PR e CREA.
Na reunião, ficou definido, conforme determina o Estatuto do Torcedor, que a Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Curitiba terá como responsabilidade fiscalizar a FPF e a CBF, para ter garantias de que as cobranças para a regularização dos estádios seja feita de maneira correta.
Desta forma, qualquer situação que prejudique o torcedor não será responsabilidade apenas do clube dono do estádio, onde a partida tenha sido realizada, mas também da FPF, que acabou liberando o local para receber a partida. As punições podem variar desde afastamento e suspensão de dirigentes, até o impedimento de repasse de verbas públicas e perda de benefícios.
Todos os laudos técnicos – da PM, dos bombeiros, da Vigilância Sanitária e de engenharia -, dos estádios devem ser entregues ao Ministério Público antes do início da competição,juntamente com a capacidade total do local.