Aos 46min do segundo tempo, o Atlético-MG conseguiu fazer o gol da virada e venceu o Sport por 2 a 1 hoje, no Independência, em jogo válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Hugo, aos 15min do primeiro tempo, abriu o placar. Leonardo anotou os dois gols dos donos da casa.
A vitória do Atlético-MG também teve a assinatura do goleiro Giovanni, que fechou o gol e salvou o time em ao menos quatro oportunidades claras do adversário.
Com o resultado, o Atlético-MG chegou a 59 pontos, a seis do líder Fluminense (65). Grêmio (56) e Flu, porém, ainda jogam às 18h30, contra Botafogo e Ponte Preta, respectivamente.
Na parte de baixo da tabela, a luta do Sport é para se livrar do rebaixamento. Com 27 pontos, o time ainda é o 17ª colocado, a oito pontos do Bahia, que perdeu para o Coritiba e estacionou nos 35.
Quarta-feira, às 22h, o Atlético-MG enfrenta o Santos na Vila Belmiro. Na quinta, às 21h, o Sport recebe a Ponte Preta na Ilha do Retiro.
O jogo
Apesar de jogar dentro de casa, o Atlético-MG parecia nervoso em campo. O Sport, bastante ameaçado de rebaixamento, foi para o tudo ou nada no Independência.
Já aos 2min, chegou com perigo ao ataque com Gilsinho, que bateu prensado e facilitou para Giovanni.
A resposta mineira veio pouco depois, aos 6min, quando Rithely perdeu a bola para Bernard ao tentar sair jogando. O camisa 11 descolou belo passe para Jô, que invadiu a área e, sozinho, bateu cruzado, para fora.
O Sport insistiu no ataque. Depois de tabelar livremente, Felipe Azevedo recebeu na entrada da área e finalizou. A bola desviou na zaga e, na sobra, Rithely chutou cara a cara com Giovanni. O goleiro atleticano saiu do gol e conseguiu defender.
Aos 15min, a insistência pernambucana deu resultado. Após escanteio caprichado de Cicinho, Hugo subiu sozinho para cabecear e abriu o placar no Independência. A zaga mineira ficou só olhando. Rithely, aos 19min, ainda tirou tinta do travessão num chute de longa distância.
Depois dos 25min da etapa inicial, o Atlético-MG decidiu correr atrás do resultado, mas o ataque perdeu grandes oportunidades. Marcos Rocha errou na conclusão aos 30min, e, aos 33min, após receber na direita passe de Jô, chutou cruzado e a bola saiu pela linha de fundo, para desespero de Ronaldinho Gaúcho, que chegava por ali. Ninguém entendeu se Marcos Rocha tentou fazer o gol ou o cruzamento.
Os donos da casa ficaram mais espertos na volta dos vestiários e sufocaram o adversário. Bernard, sempre veloz, criou boas oportunidades pelas laterais do campo, mas Jô, duas vezes, descalibrou na conclusão.
À frente do placar, o Sport se recuou e passou a apostar nos contra-ataques. A estratégia, no entanto, deu errado, e o Atlético-MG chegou ao empate aos 30min. Ronaldinho Gaúcho levantou na área, Leonardo subiu sozinho e cabeceou para o fundo da rede.
Disposto a conquistar os três pontos em seu território, o time de Minas partiu para cima e continuou a pressão sobre os visitantes. O jogo virou um ataque contra defesa.
Já nos acréscimos, aos 46min, Bernard acreditou na jogada, conduziu até a linha de fundo e cruzou nos pés de Leonardo, que só teve o trabalho de empurrar para o fundo da rede e deixar a vitória do Atlético-MG com a sua assinatura.
ATLÉTICO-MG
Giovanni; Marcos Rocha (Carlos Cesar), Rafael Marques, Leonardo Silva e Junior Cesar; Leandro Donizete, Pierre, Escudero (Neto Berola), Ronaldinho e Bernard; Jô (Leonardo). Técnico: Cuca
SPORT
Magrão; Cicinho (Renato), Ailson, Bruno Aguiar e Renê; Reinaldo, Rithelly (Willians), Tobi e Hugo; Felipe Azevedo e Gilsinho. Técnico: Sergio Guedes
Estádio: Independência, em Belo Horizonte
Árbitro: Flávio Rodrigues Guerra (SP)
Gols: Hugo, aos 15min do primeiro tempo. Leonardo, aos 30min e aos 46min do segundo tempo
Cartões amarelos: Hugo (S), Renê (S), Magrão (S) e Leonardo Silva (A)
Cartão vermelho: Hugo (S)
Renda/público: R$ 385.950,00 / 14.365 pagantes