São Paulo – O dia promete ser decisivo, hoje, no São Paulo. Apesar de o presidente Marcelo Portugal Gouvêa não dar prazo, a diretoria pode confirmar a contratação de mais dois reforços. "Estamos trabalhando e buscando jogadores. Esta semana devemos fechar com mais um ou dois deles, mas não temos como dar prazo", avisa Gouvêa.
A negociação com o volante Mineiro é a mais adiantada e apenas detalhes separam o reforço pertencente ao São Caetano. "Sabemos que o Mineiro quer jogar no clube e o São Paulo também quer ele aqui. Mas é só isso que podemos falar. Estamos conversando com ele há algum tempo. Se assinar, tudo bem, caso contrário, não adianta falar que tem 90% de chance de ele jogar aqui", afirma o cartola.
Outro que está próximo de fechar com o clube é o meia Tcheco, atualmente no Al-Ittihad, da Arábia. A dificuldade encontrada pela diretoria são-paulina, porém, é encontrar os jogadores nesse período de férias. "Os jogadores estão viajando e nem sempre conseguimos entrar em contato com eles. Quando tiver fechado, a gente avisa", garante.
Gouvêa corre contra o tempo para concretizar as negociações antes de tirar férias e viajar no fim de ano. "Mas se não conseguirmos, vamos continuar as negociações na primeira semana de janeiro. Queremos fechar tudo até a apresentação do time dia 10, ou no máximo dia 14 de janeiro", disse.
Além de Mineiro e Tcheco, a diretoria sondou o lateral Ânderson Lima e os atacantes Fabrício Carvalho e Luizão. "Conversamos com quatro ou cinco, para contratar um ou dois. Não adianta conversar apenas com dois porque você acaba sem nenhum. Trabalhamos com volantes, meias e atacantes." Sobre o tal "jogador do presidente" e que poderia vir do exterior, Gouvêa desconversa: "Não adianta querer descobrir, pois não vou dar pista alguma".
Ex-interno da Febem é reforço
São Paulo – O São Paulo Futebol Clube contratou, no último dia 10, o jovem Pablo Calfany, de 19 anos, ex-interno da Febem na unidade de Vila Maria. Essa é a primeira contratação de um ex-interno da unidade por um dos principais times de futebol do País. Após a contratação, Pablo passou da condição de interno da instituição para a de liberdade assistida e reside no centro de treinamento da divisão de futebol de base do São Paulo FC (sub-20), na cidade de Barueri.
Pablo Calfany recebe uma ajuda de custo de R$ 500 mensais. Além disso, tem moradia, alimentação, acompanhamento médico, odontológico e psicológico garantidos. Ele treina diariamente (é atacante) e já está se preparando para fazer parte da equipe de juniores do time paulista no ano que vem e disputar a Taça São Paulo 2005. "Não fizemos nenhum favor a este jovem porque ele é da Febem. Ele mostrou potencial e pode evoluir muito tecnicamente", atesta o gerente de divisão de futebol de base do São Paulo, José Geraldo de Oliveira.
Segundo Geraldo, Pablo e outro jovem da Febem fizeram um estágio no São Paulo no início de setembro deste ano. "Após um mês de treinamentos, o técnico do time aprovou a contratação de Pablo em função de suas qualidades técnicas", emendou.
O jovem está registrado como atleta não profissional (por fazer parte da equipe juvenil), mas de acordo com Oliveira poderá passar para a categoria profissional caso continue mostrando evolução técnica.
Saída
O gerente de divisão de futebol de base do São Paulo FC acredita que o caso de Pablo deu certo porque o jovem demonstrou "grande qualidade técnica, mesmo estando recluso (na Febem)". Para Oliveira, o esporte continua sendo o melhor caminho para a recuperação e reintegração dos jovens na sociedade. "Desde que (os jovens) tenham qualidade, porque futebol é coisa séria", adverte.
A assessoria de imprensa da Febem disse que alguns internos já estagiaram em grandes times paulistas, como o Corinthians, o Palmeiras e a Portuguesa. Mas a contratação de Pablo pelo São Paulo é a primeira registrada na instituição. O jovem era titular da seleção da Febem, que foi bicampeã das Olimpíadas da Paz, realizada no Rio de Janeiro este ano.