Mineiro está bem mais perto do Tricolor paulista

São Paulo – O dia promete ser decisivo, hoje, no São Paulo. Apesar de o presidente Marcelo Portugal Gouvêa não dar prazo, a diretoria pode confirmar a contratação de mais dois reforços. "Estamos trabalhando e buscando jogadores. Esta semana devemos fechar com mais um ou dois deles, mas não temos como dar prazo", avisa Gouvêa.

A negociação com o volante Mineiro é a mais adiantada e apenas detalhes separam o reforço pertencente ao São Caetano. "Sabemos que o Mineiro quer jogar no clube e o São Paulo também quer ele aqui. Mas é só isso que podemos falar. Estamos conversando com ele há algum tempo. Se assinar, tudo bem, caso contrário, não adianta falar que tem 90% de chance de ele jogar aqui", afirma o cartola.

Outro que está próximo de fechar com o clube é o meia Tcheco, atualmente no Al-Ittihad, da Arábia. A dificuldade encontrada pela diretoria são-paulina, porém, é encontrar os jogadores nesse período de férias. "Os jogadores estão viajando e nem sempre conseguimos entrar em contato com eles. Quando tiver fechado, a gente avisa", garante.

Gouvêa corre contra o tempo para concretizar as negociações antes de tirar férias e viajar no fim de ano. "Mas se não conseguirmos, vamos continuar as negociações na primeira semana de janeiro. Queremos fechar tudo até a apresentação do time dia 10, ou no máximo dia 14 de janeiro", disse.

Além de Mineiro e Tcheco, a diretoria sondou o lateral Ânderson Lima e os atacantes Fabrício Carvalho e Luizão. "Conversamos com quatro ou cinco, para contratar um ou dois. Não adianta conversar apenas com dois porque você acaba sem nenhum. Trabalhamos com volantes, meias e atacantes." Sobre o tal "jogador do presidente" e que poderia vir do exterior, Gouvêa desconversa: "Não adianta querer descobrir, pois não vou dar pista alguma".

Ex-interno da Febem é reforço

São Paulo – O São Paulo Futebol Clube contratou, no último dia 10, o jovem Pablo Calfany, de 19 anos, ex-interno da Febem na unidade de Vila Maria. Essa é a primeira contratação de um ex-interno da unidade por um dos principais times de futebol do País. Após a contratação, Pablo passou da condição de interno da instituição para a de liberdade assistida e reside no centro de treinamento da divisão de futebol de base do São Paulo FC (sub-20), na cidade de Barueri.

Pablo Calfany recebe uma ajuda de custo de R$ 500 mensais. Além disso, tem moradia, alimentação, acompanhamento médico, odontológico e psicológico garantidos. Ele treina diariamente (é atacante) e já está se preparando para fazer parte da equipe de juniores do time paulista no ano que vem e disputar a Taça São Paulo 2005. "Não fizemos nenhum favor a este jovem porque ele é da Febem. Ele mostrou potencial e pode evoluir muito tecnicamente", atesta o gerente de divisão de futebol de base do São Paulo, José Geraldo de Oliveira.

Segundo Geraldo, Pablo e outro jovem da Febem fizeram um estágio no São Paulo no início de setembro deste ano. "Após um mês de treinamentos, o técnico do time aprovou a contratação de Pablo em função de suas qualidades técnicas", emendou.

O jovem está registrado como atleta não profissional (por fazer parte da equipe juvenil), mas de acordo com Oliveira poderá passar para a categoria profissional caso continue mostrando evolução técnica.

Saída

O gerente de divisão de futebol de base do São Paulo FC acredita que o caso de Pablo deu certo porque o jovem demonstrou "grande qualidade técnica, mesmo estando recluso (na Febem)". Para Oliveira, o esporte continua sendo o melhor caminho para a recuperação e reintegração dos jovens na sociedade. "Desde que (os jovens) tenham qualidade, porque futebol é coisa séria", adverte.

A assessoria de imprensa da Febem disse que alguns internos já estagiaram em grandes times paulistas, como o Corinthians, o Palmeiras e a Portuguesa. Mas a contratação de Pablo pelo São Paulo é a primeira registrada na instituição. O jovem era titular da seleção da Febem, que foi bicampeã das Olimpíadas da Paz, realizada no Rio de Janeiro este ano.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo