Mineirinho vence no Rio e alcança topo do surfe mundial

O surfista brasileiro Adriano de Souza, conhecido como Mineirinho, superou o australiano Taj Burrow na final desta sexta-feira e venceu a etapa brasileira do ASP World Tour, o circuito mundial de surfe, que aconteceu na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Com a vitória, Mineirinho se tornou o primeiro surfista brasileiro a alcançar o topo do ranking mundial. O australiano Joel Parkinson, que chegou a assumir a ponta durante a disputa, é o número dois do mundo, seguido do norte-americano Kelly Slater, que liderava até a etapa do Rio.

O resultado desta sexta-feira marca a recuperação de Mineirinho no circuito, depois de ficar muito perto do título da etapa brasileira em 2009 – na ocasião, perdeu a final para Kelly Slater em Imbituba (SC). No ano passado, a vitória no Brasil também ficou com um surfista da casa: Jadson André.

A consagração na Barra da Tijuca também foi precedida de dificuldades. Mineirinho precisou passar duas vezes pela repescagem, após ser derrotado na primeira e na quarta rodadas. Nesta sexta-feira, ele somou quatro vitórias seguidas, contra o taitiano Michel Bourez e os australianos Owen Wright, Bede Durbidge e Taj Burrow para ser o campeão.

Na decisão, Mineirinho teve seu maior desafio. Enfrentou o embalado Taj Burrow, que vinha de boas vitórias sobre o norte-americano Bobby Martinez, algoz de Kelly Slater, e o francês Jeremy Flores, que havia eliminado Joel Parkinson. Mas o brasileiro levou a melhor, vencendo por 15,63 a 12,17.

“É muita emoção, estou até sem palavras. Ganhar essa etapa aqui no Brasil sempre foi meu maior sonho”, comemorou Mineirinho, lembrando da etapa de 1998, também na Barra da Tijuca, quando o brasileiro Peterson Rosa ganhou. “Desde aquele ano sempre sonhei em repetir isso e agora consegui.”

“Em 2009 eu cheguei muito próximo da vitória lá em Imbituba, mas o Kelly (Slater) me venceu no finalzinho e eu fiquei com aquele gostinho amargo na boca. Mas o meu dia chegou aqui no Rio, não poderia ser melhor e principalmente porque veio na hora certa, quando estou bem no ranking”, disse Mineirinho, o novo número 1 do surfe mundial.

A quarta das 11 etapas do calendário do ASP World Tour está marcada para começar no dia 14 de julho, em Jeffreys Bay, na África do Sul.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna