O “novo” Paraná Clube começará a ser esboçado neste final de semana, quando o técnico Milton Mendes comanda treinos táticos e observa a equipe em um “jogo-teste” frente ao Atlético, no CT do Caju (domingo). Forjado no futebol europeu – onde construiu sua carreira como jogador e deu os primeiros passos como técnico – Milton Mendes não abre mão da disciplina dentro e fora de campo. Mesmo recebendo vários remanescentes da temporada passada, ele faz questão de dissociar seu trabalho do que foi realizado ao longo da Série B de 2013.
“É um novo momento”, destacou Milton Mendes, focado na preparação do time para uma boa largada no Campeonato Paranaense. Sem time “alternativo” – como ocorre com os rivais Coritiba e Atlético – o Paraná projeta uma arrancada forte nas primeiras rodadas. Nas seis primeiras rodadas, o Tricolor faz cinco jogos em Curitiba, sendo quatro deles na Vila Capanema. Numa competição “de tiro curto”, onde onze rodadas definirão a classificação para as quartas de final, um bom início pode representar vantagens significativas nas fases eliminatórias.
Na prática, Milton Mendes deve partir de uma equipe base já existente. Principalmente no que diz respeito à defesa e ao meio de campo. Uma provável formação da zaga teria Marcos, Roniery, Júnior Lopes, Brinner e Breno. Já o setor de criação deverá ser exatamente o mesmo do ano passado, com Édson Sitta, Ricardo Conceição e Lúcio Flávio. Expectativa mesmo fica para o setor ofensivo, onde o jovem Keno desponta como a grande aposta do Tricolor para 2014.
O soteropolitano de 24 anos vê no Paraná o grande desafio de sua carreira. Tudo após se destacar na Série C, defendendo o modesto Águia de Marabá. Indagado sobre o seu estilo de jogo, o atacante deu um sorriso e cravou: “Tenho um estilo parecido com o do Neymar. Vou pra dentro dos caras e busco o gol ou a assistência”. Keno é atacante de velocidade, pelos lados do campo e poderá repetir a parceria com Danillo Galvão. “Juntos, marcamos 18 gols lá no Águia. Espero repetir isso no Paraná, fazendo bonito na Série B e no Estadual”, disse.
Em termos de formação tática, fica a expectativa para a utilização de um tradicional 4-4-2 – o que abriria espaço para o meia Rubinho – ou até mesmo o fortalecimento de um sistema mais ousado, com dois pontas abertos. Neste caso, o garoto Carlinhos poderia ter uma chance ao lado de Keno e Danillo Galvão. “Ainda tenho detalhes a corrigir. Por isso, quero mais alguns dias antes de falar sobre formação e estratégia de jogo”, avisou Milton Mendes, que hoje concede coletiva, no Ninho da Gralha.