O técnico Milton Mendes foi oficialmente apresentado como técnico do Paraná Clube na última quinta-feira. Vivendo há 26 anos no exterior – entre Portugal e Catar – o treinador acha natural não ter participado do projeto de formatação do elenco.
“O clube deve ter a sua linha de gestão. A filosofia do grupo, inclusive no que diz respeito às características dos jogadores, deve ser delineada pela diretoria”, afirmou Mendes, citando a linha de ação da grande maioria dos clubes europeus. “O livro ‘A bola não entra por acaso’ trata exatamente disso”, destacou. O treinador é apenas uma peça nessa engrenagem. “Acho errado o técnico trazer vinte jogadores e definir a essência do grupo”, disse o treinador paranista.
O pensamento de Milton Mendes vai ao encontro de uma política que já havia sido definida pelo presidente Rubens Bohlen e colocada em prática pelo diretor executivo Roque Júnior. “A contratação é função do clube. Não iremos encher prateleira pela cabeça dos outros”, avisou Bohlen.
Mesmo sendo brasileiro, Milton Mendes vem de uma cultura européia e irá trabalhar a partir dessa diretriz. “Sei dos objetivos que o Paraná tem para 2014 e quero colocar o meu nome nessa história”, diz o treinador, que encara com naturalidade o desafio de implementar a sua forma de trabalhar a um novo grupo.
“Sei que o clube conta com algumas peças-chaves e que serão importantes também nesse momento de transição. Mas, vejo o jogador brasileiro como o melhor do mundo. Se ele souber assimilar essa disciplina tática que a gente vê na Europa, será perfeito”.
Milton Mendes já está em plena atividade, conhecendo o clube como um todo e como será a composição da comissão técnica e do elenco. O treinador chega com o auxiliar Ulisses Morais, técnico português por ele indicado, e o preparador físico Darlan Schneider.
Eles irão atuar ao lado da comissão técnica permanente, a princípio formada por Ednelson Conceição (auxiliar), Gustavo Gomes (preparador físico), André Fornaziero (fisiologista) e Renato Secco (preparador de goleiros). Comenta-se que ajustes poderão ocorrer nesta comissão, mas os boatos não são confirmados pela diretoria tricolor.
No que diz respeito ao grupo, a ideia do clube é trabalhar com um elenco em torno de 30 atletas, contando com alguns garotos promovidos da base. A formação final, inclusive com novas contratações, deverá ser anunciada somente no dia 2 de janeiro, data da reapresentação e do início da pré-temporada.
Ao que tudo indica a preparação do Paraná para a disputa do Estadual – que começa no dia 19 de janeiro – será toda ela realizada em Quatro Barras, utilizando um hotel e as dependências do Ninho da Gralha. O Tricolor estreia jogando em casa, contra o Cianorte, na Vila Capanema, às 19h30.