Mesmo sem disfarçar certa ansiedade – afinal, o jogo de amanhã marca a sua estreia como técnico no futebol brasileiro -, Milton Mendes não economizou nas palavras e no otimismo para a largada do Campeonato Paranaense. O Paraná Clube recebe o Cianorte, às 19h30, no Durival Britto. Indagado sobre o fim do período de treinos e a natural pressão por resultados, o treinador foi simples e direto: “Quem tem pressão é panela”. Sem rodeios, colocou o Tricolor como favorito ao título e rasgou elogios à aplicação e à disciplina de seus comandados durante os dezesseis dias de pré-temporada.
“Um favorito ao título? O Paraná. Estamos trabalhando bem e vejo o clube voltado para esse objetivo. Há uma ótima relação diretoria, torcida e jogadores e há uma envolvência muito grande de todos”, disse Milton Mendes. “Não poderia vir aqui e colocar outro time, senão o nosso, como favorito”, emendou. O treinador paranista sabe que a caminhada é longa, mas demonstra confiança no grupo formado para 2014, que alia experiência e juventude em doses praticamente iguais. “A média de nosso elenco é de 24 anos. É um grupo jovem”.
Sem papas na línguas, ele acredita que é “balela” a história de jogar a competição com uma equipe “sub 23” ou “alternativa”. “Passou dos 20 anos, já é jogador profissional. É só ver a nossa equipe. O Toty tem 22, o Breno, 23, Alex Alves, 21, Luisinho, 22, Carlinhos e Júlio César, 19. Nosso grupo também é essencialmente jovem”, analisou Milton Mendes, que espera ver em campo um time rápido e incisivo. “Temos alguns jogadores mais experientes, que irão pensar o jogo. Mas, dessa garotada quero muita irreverência”.
Milton reconhece que o tempo de preparação foi curto e que etapas foram queimadas. Mesmo assim, está confiante em uma estreia positiva, com um time rápido e bem postado em campo. “Fala-se, erroneamente, que jogador brasileiro não tem disciplina tática. Todos trabalharam muito bem durante a pré-temporada e entenderam perfeitamente aquilo que foi passado”, avaliou. No seu retorno ao Brasil, após mais de duas décadas vivendo no exterior – entre Portugal e Catar -, o catarinense Milton Mendes garante que não tive dificuldades para a readaptação. “É a minha terra. É o meu povo. Parece que nunca estive fora”.
O técnico tricolor vê no Paraná “um gigante, que está se levantando” e admite que largar bem no Estadual é muito importante para “trazer” o torcedor para a Vila Capanema, como no ano passado. “Precisamos muito desse apoio. E peço que os adeptos (torcedores) tenham calma com os meninos e os incentivem do início ao fim”, arrematou Milton Mendes, que nas entrelinhas deixou clara a sua intenção de utilizar todo o elenco nessas primeiras rodadas, priorizando sempre o condicionamento físico dos atletas. Na quinta-feira, o Tricolor encara o Maringá, mais uma vez na Vila Capanema.