O Miami Heat abriu 2 a 1 na final da temporada 2010/2011 da NBA ao derrotar na noite de domingo o Dallas Mavericks por 88 a 86, fora de casa, com boa atuação do astro Dwyane Wade. Agora, a equipe da Flórida, que recuperou o mando de quadra, precisa de mais duas vitórias para ser campeão da liga norte-americana de basquete.
A quarta partida da série será disputada na terça-feira e o Miami tentará repetir a final da temporada 2005/2006, quando venceu todos os jogos disputados em Dallas e foi campeão. A vitória de domingo pode ser decisiva para a conquista do título da NBA. Desde 1985, quando o atual formato da série final foi adotado, a equipe que venceu o terceiro jogo e abriu 2 a 1 na decisão foi sempre campeão. E isto aconteceu 11 vezes.
O Miami entrou na partida pressionado pela derrota no segundo jogo da série, quando desperdiçou uma vantagem de 15 pontos no último quarto. E situação parecida quase ocorreu no domingo, já que chegou a abrir 14 pontos (45 a 31) durante o segundo período.
No quarto decisivo, o Heat liderava por 81 a 74 quando faltavam 6 minutos e 31 segundos e voltou a ter dificuldades para marcar Dirk Nowitzki. O alemão conduziu o Dallas e anotou os últimos 12 pontos da sua equipe. Quando faltavam 39,6 segundos, Chris Bosh fez 88 a 86 para o Miami. Depois, Nowitzki errou um passe e desperdiçou um arremesso, atrapalhado pela fora marcação de Udonis Haslem, o que definiu o triunfo do Heat.
Dwyane Wade foi o principal destaque do Miami e conseguiu um “double-double”, com 29 pontos e 11 rebotes. Bosh, que fez a cesta decisiva, anotou 18 pontos, sendo sete no último quarto. Já LeBron James terminou o duelo com 17 pontos e nove assistências, mas perdeu quatro posses de bola, e Mario Chambers fez 12 pontos.
Nowitzki foi o cestinha da partida com 34 pontos, mas não conseguiu evitar a derrota do Dallas e sofreu com o desempenho apagado dos outros jogadores da equipe. Jason Terry anotou 15 pontos e Shawn Marion marcou 10.