O Miami Heat abriu vantagem na final da temporada 2010/2011 da NBA ao vencer o Dallas Mavericks na primeira partida da decisão, em casa, por 92 a 84, na noite de terça-feira. Satisfeito com o resultado obtido, Dwyane Wade exaltou a boa atuação defensiva da equipe, que ainda não perdeu como mandante nos playoffs da liga norte-americana de basquete e só precisa vencer os jogos que fará em casa para ser campeão.
A segunda partida da série decisiva será disputada na quarta-feira, novamente em Miami. “Só fui agressivo”, disse Wade. “Entendemos que este é o tipo de partida que queríamos jogar. Conseguimos o que queríamos em termos de pontos. Eles não estavam anotando tanto e no ataque nós só executamos e os caras fizeram as jogadas”.
As duas equipes tiveram aproveitamento dos arremessos inferior a 40%. O Miami dominou o garrafão, com 46 rebotes, sendo 16 ofensivos, contra 36 do Dallas, sendo apenas seis no ataque. “Em geral, conseguimos jogar melhor”, disse o técnico do Mavericks, Rick Carlisle. “Em sua maior parte, penso que tivemos a oportunidade de assumir a partida, mas escapou da mãos”, lamentou Shawn Marion.
Na vitória de terça-feira, o Miami voltou a ser liderado pelo seu trio de astros. LeBron James terminou o duelo com 24 pontos, nove rebotes e cinco assistências, Wade somou 22 pontos, dez rebotes e seis assistências, e Chris Bosh anotou 19 pontos e obteve nove rebotes. Os reservas da equipe marcaram 27 pontos contra apenas 17 dos suplentes do Mavericks.
O Dallas teve Dirk Nowitzki como cestinha da partida com 27 pontos. O alemão ainda conseguiu nove rebotes. Já Marion terminou o duelo com um “double-double”, com 16 pontos e dez rebotes.
Com o bom desempenho defensivo de ambas equipes, o primeiro quarto teve poucos pontos anotados, com o Dallas triunfando por 17 a 16. O equilíbrio se manteve no segundo período, com o Mavericks indo ao intervalo com vantagem de apenas um ponto (44 a 43).
Uma cesta de três pontos de James nos instantes finais do terceiro quarto levou o Miami a fazer 65 a 61. No período decisivo, o Dallas não conseguiu tirar a liderança do placar do Heat, que chegou a ter vantagem de dez pontos e triunfou por 92 a 84 na primeira partida da final da temporada 2010/2011 da NBA.