A seleção mexicana conquistou o título da Copa Ouro da Concacaf com uma virada espetacular. Na noite de sábado, a equipe chegou a estar perdendo por 2 a 0 para os Estados Unidos, mas conseguiu o triunfo por 4 a 2 no Estádio Rose Bowl, em Pasadena, na Califórnia, para ser campeão do torneio.

continua após a publicidade

Os norte-americanos abriram o placar aos oito minutos do primeiro tempo com um gol de cabeça de Michael Bradley. E a equipe ampliou a vantagem aos 23 minutos, com Landon Donovan. A reação mexicana começou ainda na etapa inicial, com o gol de Barrera aos 29 minutos. Aos 36, Guardado empatou o duelo.

Na etapa final, Barrera fez o gol da virada mexicana aos cinco minutos. O quarto gol, que definiu a conquista mexicana, saiu aos 31 minutos e foi marcado por Giovani dos Santos, para a decepção da maioria dos 93.420 espectadores que lotaram o Rose Bowl, que foi o palco da final da Copa do Mundo de 1994, vencida pela seleção brasileira.

O título da Copa Ouro classificou o México para a disputa da Copa das Confederações de 2013, que será realizada no Brasil, e confirmou o predomínio da equipe no torneio. Esta foi a sexta vez que a equipe faturou o troféu do torneio, que já foi disputado 11 vezes. As outras conquistas foram em 1993, 1996, 1998, 2003 e 2009.

continua após a publicidade

Principal astro da seleção mexicana, o atacante Javier Chicharito Hernández, do Manchester United, foi eleito o melhor jogador da Copa Ouro e terminou a competição como o artilheiro, com sete gols. O México também recebeu o Prêmio Fair Play e o hondurenho Noel Valladares foi eleito o melhor goleiro da competição.

O México teve campanha perfeita na Copa Ouro, com seis vitórias em seis jogos. Antes da final, a equipe superou El Salvador por 5 a 0, Cuba também por 5 a 0, Costa Rica por 4 a 1, Guatemala por 2 a 1, e Honduras por 2 a 0, em duelo definido apenas na prorrogação.

continua após a publicidade