Diante da Coreia do Sul, o México -que se preparou para Londres desde a Copa América do ano passado- apresentou um péssimo futebol e saiu de seu primeiro jogo na Olimpíada apenas com o empate hoje, pela estreia do grupo B, em Newcastle.

continua após a publicidade

Apesar de criar duas claras chances de gol nos 5min finais da partida, o México foi dominado pelo adversário. Se quiser realmente avançar na competição, o time do técnico Luis Fernando Tena terá que melhorar muito o seu desempenho nos gramados britânicos.

No próximo domingo, os mexicanos enfrentam o Gabão na segunda rodada da fase de grupo, e os sul-coreanos jogam contra a Suiça.

México e Coreia do Sul fizeram um jogo muito fraco tecnicamente na etapa inicial, com raros lances perigosos. Os goleiros de ambas fizeram apenas uma figuração em campo.

continua após a publicidade

Os sul-coreanos tiveram mais posse de bola e trocaram passes com mais liberdade e velocidade. Isso, porém, não se reverteu em oportunidade de gol. Faltava qualidade para concluir as jogadas. Em um dos poucos chutes de longa distância, Taehee Nam acertou os torcedores.

continua após a publicidade

O que mais impressionou na primeira etapa foi a apatia dos mexicanos que, inclusive, contagiou sua torcida. Também nas arquibancadas, os sul-coreanos estavam mais animados.

A única situação ofensiva do México aconteceu aos 40min, quando Ponce bateu cruzado e a bola saiu à direita da trave do goleiro Jung. Um minuto depois, o árbitro encerrou o primeiro tempo.

Até os 20min do segundo tempo, o comportamento do México continuou praticamente o mesmo, exceto por uma boa jogada de Aquino, pela direita, que se tornou a primeira defesa do goleiro sul-coreano.

A Coreia do Sul segurou o domínio da partida e melhorou a qualidade de suas finalizações. Aos 7min, Jacheol Koo, capitão, recebeu na área, se livrou da marcação e chutou forte na meta de Corona. Desta vez, a bola passou perto.

Na sequência, o mesmo Jacheol Koo caprichou no passe para Sungyueng Ki. O jogador finalizou com mais precisão e Corona teve que se esticar todo para evitar o tento adversário.

Meio atrasado, o técnico Luis Fernando Tena decidiu mexer na equipe. As alterações deram mais gás ao México, contudo, não o suficiente para levar os mexicanos ao primeiro gol.

No fim, ante a superioridade inesperada da Coreia do Sul, o empate foi lucro para os mexicanos.