Miyagi (AE) – Com a volta do zagueiro Rodríguez e do atacante Arellano, o México busca amanhã, às 3h30 (de Brasília), diante do Equador, uma vaga nas oitavas-de-final da Copa do Mundo. “Vamos jogar para ganhar”, disse o treinador do México, Javier Aguirre. “Se perdermos, não haverá amanhã. Temos 90 minutos para decidir nosso futuro.” O México estreou no Mundial com vitória por 1 a 0 sobre a Croácia.
Mais complicada é a situação do Equador, em sua primeira participação em copas do mundo, que estreou com derrota por 2 a 0 para a Itália e, contra o México, não poderá contar com o veterano meia Aguinaga, capitão da equipe, em recuperação de contratura muscular. Aguinaga será substituído pelo atacante Kaviedes, que jogará ao lado de Delgado.
Na busca da sobrevivência no Grupo G, o técnico do Equador, Hernán Darío Gómez, vai escalar o zagueiro Ayoví no lugar do meia Obregón. O treinador diz estar convencido de que o jogo físico está predominando neste Mundial e a força mostrada por Ayoví nos 30 minutos que jogou contra a Itália o convenceu a escalá-lo desde o início contra o México. “Ayoví é versátil, pode jogar em várias posições, inclusive como lateral.”
“Cuidado com o Equador”, adverte o meia Gabriel Caballero. “O que os equatorianos jogaram contra os italianos não corresponde ao seu verdadeiro valor. É uma equipe forte e veloz e acho que a partida será bem mais difícil do que a que jogamos diante da Croácia. Ainda mais porque os equatorianos sabem que mais uma derrota será fatal para eles.” Caballero também acha um erro falar em classificação quase certa do México. “Ainda não vencemos o Equador. E, depois, vem a Itália.”
EQUADOR X MÉXICO
Equador: Cevallos; De la Cruz, Iván Hurtado, Porozo e Guerrón; Méndez, Obregón, Tenorio, Chalá e Kaviedes; Agustín Delgado. Técnico Hernan Dario Gomez.
México: Oscar Pérez; Carmona, Márquez, Vidrio e Morales; Rodríguez, Torrado, Mercado e Luna; Cuauhtémoc Blanco e Arellano Técnico Javier Aguirre.
Árbitro: Mourad Daami (Tunísia).
Local: Estádio de Miyagi, no Japão.
Horário: 3h30