O primeiro objetivo parece já estar superado. Pelo menos é essa a visão do técnico Hugo Cabrera, o dominicano que está no comando do São José do Pinhais/Keltek, a equipe de basquete masculino que faz sua estréia em competições nacionais. Na última sexta-feira, sua equipe passou com facilidade sobre o lanterna da competição, o Corinthians/UMC/Mogi, por 97 x 78, jogando no ginásio Ney Braga, em São José dos Pinhais.
O resultado colocou a equipe pela primeira vez entre os oito melhores da competição. ?Depois de estrear com três derrotas, figurar hoje entre os três primeiros, mostra que o time teve um bom poder de recuperação?, ponderou o treinador, que está no comando há apenas 24 dias. Antes da estréia, Jean Carlos Oliveira da Silva, o então treinador, estipulara como principal objetivo da equipe nesta primeira temporada, encerrar a fase classificatória entre os oito primeiros. Agora, no entanto, os planos são outros. Cabrera, responsável por conquistar a vaga, ao comandar o Petro Crystal, no campeonato paranaense do ano passado, com o time montado pelo empresário peruano, naturalizado norte-americano, Manuel Cevallos, que está prestes a instalar uma fábrica de autopeças na cidade da Região Metropolitana de Curitiba, voltou após as três derrotas iniciais.
E o efeito de sua chegada começou a surgir efeito depois da derrota, em casa, há duas semanas, para o Pitágoras/Minas Tênis. Desde então, o time conquistou quatro vitórias, e entrou na zona de classificação. Sua perspectiva, ao menos neste momento do campeonato nacional de basquete masculino, é levar sua equipe a figurar entre os quatro primeiros. ?Teríamos então, uma vaga nas quartas-de-final, mas com a vantagem no primeiro playoff?, vislumbra o treinador, que implantou uma nova filosofia de jogo junto a seu elenco.
À sua maneira, Hugo Cabrera, que teve passagens pelo basquete nacional na década de 80 (Vasco, Flamengo e Minas Tênis), vai moldando seus atletas. ?Hoje o time já entendeu que não pode deixar o adversário jogar livre. É necessária a pressão quadra toda, que caracteriza um basquete mais aguerrido. ?Você precisa ser inteligente para jogar basquete. Precisa saber suas características e saber explorá-las com eficiência?, revela Cabrera.
O treinador, que ainda tem uma vaga no Colegio de segundo grau que deixou nos EUA para assumir o Keltek, projeta um trabalho de longo prazo no time São-joseense. ?É um desafio para mim formar um time, uma torcida e uma paixão pelo basquete, num lugar como São José dos Pinhais. Se estivesse no interior de São Paulo, onde o esporte é bem estruturado e já está arraigado, seria apenas mais um. Aqui não, tenho essa meta e minha intenção é ganhar a confiança do povo e dos jogadores, em sua maioria, no início de carreira?, explica Cabrera.
Hoje o desafio de sua equipe será contra o Paulistano Dix/Amico. A partida será às 16h, no ginásio Ney Braga, que vai se tornando o ?alçapão? do São José/Keltek. A torcida, poderá comprar seus ingressos a partir das 14h30 (ao preço de R$ 2,00), e Hugo Cabrera garante: ?quem vier, vai ver em quadra um time com vontade de vencer e proporcionar um belo espetáculo?, finalizou o treinador, que sonha, dentro em breve, fazer da equipe campeã nacional.
Resultados
A quinta semana do campeonato nacional terminou na sexta-feira com os seguintes resultados: Liga Macaense (RJ) 90 x 96 Paulistano/Dix Amico (SP), em Macaé; Universo/Ajax (GO) 88 x 86 Joinville/FME (SC), em Goiânia; Franca Basquete (SP) 97 x 99 COC/Ribeirão Preto (SP), em Franca; Unitri/Uberlândia (MG) 84 x 77 Londrina/TIM (PR), em Uberlândia; Ulbra/Torres (RS) 80 x 75 Winner/Limeira (SP), em Torres; e Pitágoras/Minas Tênis (MG) 88 x 92 Uniara/Araraquara (SP), em Belo Horizonte.
O Uberlândia segue na liderança da competição com 87.5% de aproveitamento em oito partidas (7 vitórias e uma derrota), seguido do COC com a mesma campanha. O Uberlândia leva vantagem na cesta average. O Minas Tênis é o terceiro colocado com 75.0% (6 vitórias e duas derrotas).
Hoje, além do jogo em São José dos Pinhais, estão programadas as seguintes partidas: 11h, Universo/Ajax (GO) x Londrina/TIM (PR); 11h, Universo/BRB (DF) x Joinville/FME (SC); 15h30, Telemar (RJ) x Corinthians/UMC/Mogi (SP); 18h, Unitri/Uberlândia (MG) x COC/Ribeirão Preto (SP); 18h, Franca Basquete (SP) x Ulbra/Torres (RS). Amanhã, 18h45, Universo/BRB (DF) x Londrina/TIM (PR); e 20h, Uniara/Araraquara (SP) x Winner/Limeira (SP).