Orlando Kissner |
Evaristo foca na vaga. |
O Atlético já sabe o que quer da vida até o final do Campeonato Brasileiro. Com chances ínfimas para conquistar o título ou até mesmo uma vaga na próxima Copa Libertadores da América, o Rubro-Negro definiu que quer terminar a competição na zona de classificação para a Copa Sul-Americana. Para tanto, precisa manter o atual desempenho, vencendo as equipes que estão atrás na classificação e roubar pontos de quem está na frente para continuar subindo na tabela.
?A gente pretende olhar primeiro para baixo, para não deixar eles nos alcançarem e, depois, fazer uma corrida para alcançar alguém lá na frente para chegar em algum lugar?, revela o técnico Evaristo de Macedo. Para ele, é preciso trabalhar com objetivos claros. ?Se você não tiver objetivos não adianta. Quem está em oitavo, está procurando chegar entre os quatro, na Libertadores. Quem está em 12.º quer chegar até o 11.º porque entra na Sul-americana?, explica o treinador.
Dessa maneira, resta ao Furacão lutar por uma vaga na segunda principal competição das Américas. ?A gente tem que brigar para chegar a algum lugar?, aponta. Já a Libertadores, ficou apenas no sonho. ?É um sonho muito alto, é sonhar demais e quando sonha alto acaba escorregando. Mas, eu acho que a Sul-americana vai depender de a gente fazer uma boa seqüência de jogos?, destaca.
Se a competição terminasse do jeito que está hoje, o Atlético garantiria uma vaga no torneio. Como a equipe tem dois jogos a mais que alguns dos clubes que vem na seqüência, os comandados de Evaristo precisarão manter o ritmo de vitórias para ainda sair no lucro nesse Brasileirão. Para a Libertadores, a situação é muito complicada. De acordo com o sítio www.chancedegol.com.br, as chances do Rubro-Negro são de apenas 0,9% de voltar a disputar o principal torneio continental.
De qualquer forma, a disputa em pontos corridos e a distribuição de vagas para os primeiros colocados é elogiada por Evaristo. ?Dar quatro vagas para a Libertadores e mais oito para a Sul-americana motiva os jogadores. Antigamente ia dois para a Libertadores e quem não tinha chance caia numa apatia geral?, finaliza o treinador atleticano.
?Bruxa?ataca 3.º goleiro
Depois do goleiro Guilherme (titular dos juniores) operar o nariz para correção do septo, de Diego luxar o dedo anular da mão direita, agora foi a vez de Vinícius também sofrer uma luxação. Durante os trabalhos de ontem, o jogador machucou o dedo mínimo da mão esquerda e não vai poder disputar jogos nas próximas três semanas. Ele vinha sendo o goleiro reserva de Tiago Cardoso e, agora, será substituído por Andrey, até então, o quarto goleiro do elenco do Atlético.
Além dos problemas no gol, o zagueiro Juninho também está no departamento médico. Ele torceu o tornozelo ainda em Fortaleza e também fica fora de combate nos próximos dias. Enquanto isso, o volante Alan Bahia retorna hoje aos treinamentos após uma esticada em São Paulo para averiguar a cirurgia que fez para a retirada de um sisto.
O único retorno da equipe é o lateral-direito Jancarlos.