Com mais uma apresentação de gala de Lionel Messi, o Barcelona derrotou o Racing Santander por 3 a 0, neste sábado, no Camp Nou, e assegurou a liderança isolada do Campeonato Espanhol. O time catalão chegou aos 17 pontos e recuperou o primeiro lugar na tabela, que havia sido tomado provisoriamente pelo Real Madrid.
O rival madrilenho goleou o Betis por 4 a 1, mais cedo neste sábado, e alcançara os 16 pontos. Na outra ponta da classificação, o Racing, com apenas quatro, entrou na zona de rebaixamento ao cair para a penúltima colocação.
Empurrado pela torcida, o Barcelona não deu sossego à defesa adversária neste sábado. Foram três boas chances de gols nos primeiros dez minutos até Messi mandar para as redes, após passe de Iniesta, que voltou ao time, recuperado de lesão. O argentino driblou três marcadores antes de deixar o goleiro para trás e marcar um golaço, aos 11.
Messi teve mais duas oportunidades de ampliar antes de Xavi anotar o segundo, após assistência de Pedro, aos 28 minutos. O terceiro gol surgiu em nova jogada de Iniesta, que acertou a trave. Messi aproveitou o rebote e marcou seu segundo na partida, aos 22.
O ponto negativo do duelo foi a baixa de Gerard Piqué. O zagueiro, que completou sua 150ª partida com a camisa do Barça, sentiu uma lesão na perna direita logo aos 9 minutos de jogo e precisou ser substituído na metade do primeiro tempo.
Sem o defensor, o Barcelona voltará a campo na quarta-feira para enfrentar o Viktoria Plzen, da República Checa, novamente no Camp Nou, em rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões.