Principal jogador do Barcelona, o argentino Lionel Messi foi eleito pela Fifa o melhor jogador do Mundial de Clubes. O meio-campista foi o responsável pelo gol da vitória do time espanhol no segundo tempo da prorrogação na final deste sábado. A bola de prata ficou com o também argentino Verón, do Estudiantes, e a bola de bronze, com Xavi.
Messi também teve atuação determinante na semifinal, contra o Atlante, na quarta-feira. Ele entrou em campo somente no segundo tempo, mas, logo em sua primeira jogada, marcou o gol da virada do Barcelona, que acabou vencendo por 3 a 1.
O argentino, que já ganhou a Bola de Ouro, entregue pela revista francesa France Football, poderá levantar mais um troféu na segunda-feira. Ele é o maior favorito para receber o título de melhor jogador do mundo pela Fifa, em cerimônia que será realizada em Zurique.
A taça encerraria um ano perfeito do jogador que liderou o Barcelona na conquista de seis títulos. Além do Mundial, o time catalão venceu o Campeonato Espanhol, a Supercopa da Espanha, a Copa do Rei, a Liga dos Campeões e a Supercopa da Europa.
“Ainda não nos demos conta do que conseguimos. Será difícil que outra equipe consiga repetir nosso feito”, disse Messi, ao final da partida deste sábado. O argentino também valorizou a vitória apertada sobre o Estudiantes. “Foi muito complicado porque eles têm grandes jogadores, estão muito bem organizados e saem muito rápido nos contra-ataques”.