As ausências de Robinho (está na seleção brasileira) e Aranha (lesionado) não tiram a confiança do favorito Santos de conseguir a segunda sequência de três vitórias no Campeonato Brasileiro contra o Bahia, nesta quinta-feira, às 19h30, na Vila Belmiro, pela 27.ª rodada. A primeira foi contra Bahia e Criciúma, antes da Copa do Mundo, e Palmeiras, após o recesso. Nos três últimos jogos, os santistas derrotaram Goiás, Botafogo (pela Copa do Brasil) e Flamengo, as duas últimas no Rio.

continua após a publicidade

Lucas Lima, que é considerado pelos companheiros o motorzinho do time, está de volta depois da suspensão pelo terceiro cartão amarelo. A grande surpresa do técnico Enderson Moreira é a escalação do argentino Patito Rodriguez no lugar de Robinho, deixando Gabriel na reserva, dentro de sua filosofia de trabalho de “girar” o elenco mudando seguidamente o time. O desta quinta é a 10.ª formação em 10 partidas sob o seu comando.

“Patito tem entrado bem no time. Ele é um jogador com características diferentes. Temos bons velocistas e Patito joga mais por dentro, um pouco mais como meia. Quando eu cheguei, avisei que todos atletas iriam ter oportunidade e a dele chegou agora”, disse o treinador. Outra mudança é a volta de Leandro Damião, no lugar de Gabriel. Caju entra na lateral esquerda, em substituição a Mena, que está na seleção do Chile, e Souza foi o escolhido para a vaga de Alison, convocado para a seleção olímpica.

Além do treinamento coletivo realizado nesta quarta, no CT Rei Pelé, Enderson Moreira comandou um trabalho específico de bola parada, tanto no ataque quanto na defesa.

continua após a publicidade

Embora concorde que o Santos está em ascensão, Enderson Moreira alerta para o perigo que o Bahia representa, mesmo o jogo sendo na Vila Belmiro. “O confronto vai ser muito difícil. Com chegada de (técnico) Gilson Kleina, o Bahia cresceu, tem a segunda melhor campanha do returno e vai bem em casa e como visitante”, disse.