Mesmo com várias mudanças, zaga coxa é a menos vazada

Entrosamento, experiência e ritmo de jogo. Normalmente, essas características são apontadas como fundamentais para uma boa defesa. Porém, a campanha do Coritiba no Campeonato Paranaense está contrariando esse conceito.

Ao mesmo tempo em que é a menos vazada da competição, ao lado do Paranavaí, com apenas seis gols sofridos, a zaga coxa-branca é o setor da equipe que mais teve problemas e modificações.

Desde o início de 2006, a defesa alviverde vem mudando bastante, tanto por contusões quanto por opções táticas do técnico Márcio Araújo. Anderson, Vagner, Índio e Henrique já passaram pelo time titular. Nas laterais, Wilton Goiano e Julinho ganharam as vagas de James e Ricardinho. E no meio-de-campo, Rodrigo Mancha, Peruíbe, Iverton, Márcio Egídio, Jackson e Pedro Ken já atuaram como volantes. Mesmo assim,

o time do Alto da Glória não sofreu mais de um gol em nenhum dos oito jogos do Paranaense.

A última mudança foi a entrada do jovem Henrique.

O jogador, formado nas categorias de base do Coxa, entrou no lugar de Anderson na partida contra o Toledo, no último domingo, que terminou com vitória alviverde por 2 a 0. A atuação segura parece ter dado a Henrique uma vaga no time titular. Amanhã, contra o União Bandeirante, ele formará com Anderson a zaga coxa-branca, deixando Vagner no banco de reservas. ?Todos estão preparados, treinando forte. Pode entrar qualquer um, que vai fazer a sua parte?, diz a revelação alviverde.

Para Márcio Araújo, as alterações táticas foram fundamentais para o bom desempenho da defesa coxa.

?A comissão técnica teve a sensibilidade de, quando os zagueiros não estavam totalmente preparados, montar um sistema defensivo que os ajudasse. Na medida em que eles foram ganhando condição, a gente foi abrindo mais o sistema defensivo?, diz Márcio, que iniciou o campeonato no 4-4-2, mudou para o 3-5-2 e atualmente tem montado o time no 4-3-3. ?Mas o principal é o mérito dos atletas. Afinal, são eles que entram em campo?, finaliza o treinador alviverde.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo