Sátiro Sodré/CBDA |
Thiago Pereira vai nadar em ?casa?, na piscina do Minas Tênis. |
São Paulo – Depois de estabelecer no domingo, em Berlim, o novo recorde mundial dos 200m med-ley em piscina curta (1min53s14), Thiago Pereira volta ao Brasil hoje já com a agenda cheia. O nadador tem chegada prevista ao Rio de Janeiro às 7h25, e faz conexão para Belo Horizonte. Se conseguir antecipar seu vôo, ele desembarca em Confins às 10h35.
Em seguida, Thiago começa a se preparar para a última etapa da Copa do Mundo de Natação, de sexta a domingo, no Minas Tênis Clube. Até o momento, o nadador fluminense, de 21 anos, acumula seis medalhas de ouro (duas nos 100m, duas nos 200m e duas nos 400m medley), conquistadas nas duas etapas da Copa do Mundo que disputou, em Estocolmo e Berlim.
Além do recorde mundial, ele baixou os recordes sul-americanos das três provas que disputou na Europa. Para Fernando Vanzella, técnico do nadador, as marcas obtidas e as medalhas de ouro darão mais confiança a Thiago. ?Os tempos foram melhores do que esperávamos para a época do ano e pelo tempo de treino que ele teve após o pan. Além do recorde mundial, o tempo dos 400 medley foi muito significativo?, diz Vanzella. Nessa prova, Thiago cravou 4min00s63, novo recorde da Copa do Mundo, superou a marca antiga do norte-americano Michael Phelps (4min03s99, em Nova York/2006) e ficou apenas 26 centésimos acima do recorde mundial (4min00s37) do húngaro Laszlo Cseh. ?Foi o segundo melhor tempo do mundo em toda a história da natação para essa prova?, completa Vanzella.
Thiago teve na Copa do Mundo a primeira disputa internacional desde o pan do Rio, em julho, quando conquistou seis medalhas de ouro, recorde em uma mesma edição dos jogos. ?O Thiago é hoje um atleta muito experiente e competitivo. Mesmo na fase atual de treinamento, ele está conseguindo melhorar seus tempos?, conta Vanzella.
Para o treinador, a expectativa por novos recordes e a pressão dos torcedores e da mídia não vão tirar o foco de Thiago, também campeão mundial dos 200m medley nos Estados Unidos, em 2004. ?O nível técnico que o Thiago atingiu na Europa foi excelente. Espero que ele mantenha em Belo Horizonte?, conclui.
Eleição
Thiago Pereira está concorrendo à eleição de melhor nadador do mundo segundo a revista Swimming World, uma das mais conceituadas do mundo na modalidade. Com pouco mais de 40% dos votos, o brasileiro está à frente de outros 11 concorrentes, entre eles os norte-americanos Michael Phelps e Ryan Lochte. O endereço do site para votar em Thiago é www.swimmingworldmagazine.com.