esportes

Mercedes exibe carro com poucas mudanças e Bottas guia modelo W09 em Silverstone

Horas antes de apresentá-lo de forma oficial, a Mercedes exibiu dentro da pista nesta quinta-feira, no circuito de Silverstone, na Inglaterra, o seu novo carro para a temporada deste ano na Fórmula 1. Dominante desde 2014 na categoria, a equipe deu ao finlandês Valtteri Bottas a honra de ser o primeiro piloto a guiar o modelo W09 em voltas de demonstração no tradicional palco britânico do automobilismo.

E novo monoposto da Mercedes é muito semelhante ao seu antecessor, o W08, pois manteve o mesmo visual de cores, com o prata predominante em uma linda pintura e leves toques de verde claro nas laterais e nas asas dianteira e traseira, fruto da identificação visual da petrolífera Petronas, parceira da escuderia.

Já no seu design, o modelo trouxe entre as novidades mais evidentes a introdução do halo, que é a proteção frontal do cockpit que passará a ser utilizada por todas as equipes do grid da F-1 a partir deste ano, e também uma traseira mais discreta. Esta parte do modelo aboliu a chamada “barbatana de tubarão” comumente vista nos modelos de 2017 da categoria para atender às exigências do regulamento aerodinâmico do ano passado.

Com este novo carro, a Mercedes tentará manter a sua supremacia na F-1, na qual conquistou todos os títulos do Mundial de Construtores e de Pilotos desde 2014. Neste mesmo período, o inglês Lewis Hamilton ganhou três campeonatos e o alemão Nico Rosberg um outro antes de se aposentar após a temporada de 2016.

Antes de apresentar o W09 de forma oficial com seus chefes e pilotos, a Mercedes destacou em seu site oficial, ao exibir o novo modelo, que o mesmo “foi desenhado para maximizar as oportunidades de desempenho oferecidas pelo radicalmente diferente regulamento aerodinâmico para a temporada de 2017, o que provavelmente vermos os novos carros se tornarem os mais rápidos da história do esporte”.

E é justamente o novo motor M08 EQ Power+, escondido pela carenagem no modelo, que deverá ser o grande trunfo do carro da Mercedes para esta temporada. “É a quarta interação da geração turbo híbrida de unidade de potência e foi concebida para suportar cargas físicas significativamente aumentadas e um ciclo de trabalho mais severo sob as novas regras, ao mesmo tempo em que maximiza os potenciais desenvolvimentos de desempenho”, prometeu a equipe.

Antes da revelação desta quinta-feira em Silverstone, outras seis equipes já exibiram os seus novos carros para esta temporada: Haas, Williams, Red Bull, Sauber, Renault e Toro Rosso (esta última apenas virtualmente antes da apresentação oficial do modelo de 2018). Os testes coletivos da pré-temporada começarão na próxima segunda-feira, em Barcelona, na Espanha, e o campeonato será aberto no dia 25 de março, data do GP da Austrália, em Melbourne.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo