Fundado em 2004, o grupo Helênicos, formado por Levi Chrestenzen, Guilherme Straube, Pierre Boulos, Sílvio Gonzaga, Flávio Soethe, Fernando Cabral, Alan Galvão e Celso Moletta Jr, reúne vasto arquivo sobre a história do Coritiba, possuindo mais de seis mil fotos e tantos outros materiais. O nome é uma referência a Francisco Genaro Cardoso, pesquisador e estudioso da história coritibana, conhecido pela alcunha de Helênico.
Inicialmente, o presidente alviverde, Giovanni Gionédis, pediu a Pierre Boulos que fizesse a organização das principais taças conquistas pelo Coxa, dentre as mais de 1.200 existentes. Como a tarefa era árdua, seria necessária a ajuda de outros apaixonados pelo Coritiba. Após a conclusão das pesquisas e catalogação das taças, os Helênicos observaram a possibilidade da construção de um arquivo com o material que cada um tinha em casa. Aos poucos, novos membros foram ingressando e contribuindo para a construção de um grande acervo.
A pesquisa feita pelo grupo abrange todas as épocas, inclusive os anos de fundação do clube, em 1909. Guilherme Straube ressalta a importância de buscar informações e materiais sobre os primórdios, revelando, assim, o passado recheado de glórias. “Muito torcedor quer saber só do jogador que jogou na época dele, mas a história é muito rica”, enfatizou o analista de sistemas coxa-branca.
Projeto realizado em parceria com alunos da Faculdades Eseei.