Hoje é dia de Curitiba convencer a Fifa que pode receber a Copa do Mundo de 2014. Nesta manhã, representantes da entidade que controla o futebol mundial estarão conhecendo a cidade e ouvindo os planos que prometem deixar a capital paranaense pronta para um dos maiores eventos do mundo.
Três diretores da Fifa e os membros do comitê organizador da Copa de 2014 chegaram ontem à noite ao Aeroporto Afonso Pena. Logo de cara, participaram de uma reunião com a Infraero. Mas a principal parte da visita começa hoje cedo, a partir das 7h30.
Neste horário, os representantes da Fifa embarcam para um voo de helicóptero sobre a cidade. Eles passarão pelos principais eixos de transporte, possíveis locais de treino e concentração, parques, pontos turísticos e descerão no gramado da Arena da Baixada, estádio indicado para receber os jogos do mundial.
Junto com Thierry Weil, Dick Wiles e Fulvio Danilas, os enviados pela Fifa estarão dois técnicos escolhidos pela prefeitura. A missão deles será mostrar todos os detalhes e esclarecer qualquer dúvida dos visitantes.
Depois do passeio, os homens da Fifa e o comitê da Copa, comandado por Ricardo Teixeira, irão se reunir com autoridades estaduais e municipais, no Hotel Bourbon. “Será uma reunião técnica, em que eles nos questionarão sobre as exigências do caderno de encargos da Fifa e como pretendemos cumpri-las”, diz o vice-governador Orlando Pessuti.
Curitiba concorre com outras 16 capitais por uma das 12 sedes da Copa de 2014. Os inspetores já passaram por São Paulo, Porto Alegre e Floripa. Ainda hoje, eles embarcam para o Rio e continuam a rotina de visitas, que termina no sábado, em Fortaleza.
A rigor, Curitiba disputa uma de cinco vagas com Florianópolis, Goiânia, Natal, Recife, Salvador e Fortaleza. Rio, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte e Brasília estão garantidas. Uma das sedes será na Amazônia, disputada por Manaus, Belém e Rio Branco. Outra, na região do Pantanal, em Cuiabá ou Campo Grande. O anúncio das cidades escolhidas está marcado para 20 de março, na sede da Fifa, em Zurique, na Suíça.