O tênis brasileiro terá um representante nas semifinais da chave de duplas do Torneio de Tóquio, ATP 500 japonês disputado em quadras rápidas. Nesta quinta-feira, Marcelo Melo, em parceria com o sul-africano Raven Klaaasen, avançou na competição, enquanto Bruno Soares e o austríaco Alexander Peya pararam nas quartas de final.
Melo e Klaaasen bateram o filipino Treat Huey e o finlandês Henri Kontinen, de virada, por 2 sets a 1, com parciais de 2/6, 7/6 (7/3) e 10/7, em 1 hora e 12 minutos. Em busca de uma vaga na decisão, eles terão pela frente o paquistanês Aisam Qureshi e o francês Gilles Simon.
Nesta quinta, o brasileiro e o sul-africano sofreram com o saque da dupla adversária, que disparou oito aces, mas também cometeu sete duplas-faltas. Porém, Melo e Klaasen conseguiram a vitória no tie-break do segundo set e no desempate para seguirem vivos em Tóquio.
Já Soares e Peya acabaram sendo batidos pelos norte-americanos Steve Johnson e Sam Querrey por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/3) e 6/4, em 1 hora e 11 minutos.
Após serem batidos no tie-break da primeira parcial, que não teve quebras de serviço, o brasileiro e o austríaco perderam o saque uma vez na segunda e acabaram sendo eliminados.
SIMPLES – Pela chave de simples do Torneio de Tóquio, o croata Marin Cilic (14º colocado no ranking da ATP) dominou Johnson (48º) e aplicou um duplo 6/3 para avançar às quartas de final, após 1 hora e 13 minutos em quadra. Sexto cabeça de chave, o croata salvou todos os cinco break points do norte-americano e agora terá pela frente o japonês Kei Nishikori, número 6 do mundo, que luta pelo seu terceiro título da competição – foi campeão em 2012 e em 2014.
Cilic ainda busca o primeiro título em 2015 e o 14º da sua carreira e vai reencontrar o seu adversário na decisão da maior conquista da sua carreira, o US Open de 2014. Nishikori, porém, venceu o último duelo entre eles, em agosto, nas semifinais do Torneio de Washington, e lidera o retrospecto por 6 a 3.
Em outras partidas disputadas nesta quinta, o norte-americano Austin Krajicek (124º) bateu o português João Sousa (35º) por 2/6, 6/4 e 6/3, e agora vai enfrentar o suíço Stan Wawrinka, o cabeça de chave número 1 e quarto colocado no ranking.
O australiano Nick Kyrgios (34º) perdeu apenas oito pontos em seu saque e derrotou o espanhol Roberto Bautista Agut (22º) por 6/4 e 6/2. Kyrgios vai enfrentar o francês Benoit Paire (32º) na próxima rodada. Paire bateu Marcos Baghdatis (49º) por 6/3, 2/6 e 7/5.