O brasileiro Ricardo Mello sofreu nesta segunda-feira, mas conseguiu avançar à segunda rodada do US Open. Após abrir 2 sets a 0, o tenista número dois do País deixou o alemão Bjorn Phau crescer na partida e quase foi surpreendido. No entanto, conteve a reação do rival e fechou a partida no quarto set, por 6/4, 7/5, 4/6 e 7/6 (7/4), em quase 3 horas e meia de confronto.
Com o resultado, Mello alcançou a segunda rodada do Grand Slam americano pela terceira vez na carreira. Em 2004, ele conseguiu seu melhor resultado. Chegou até à terceira rodada, quando foi derrotado pelo alemão Tommy Haas. E, no ano seguinte, parou na segunda rodada, ao perder para checo Tomas Berdych. Neste ano, o brasileiro terá pela frente o espanhol Juan Carlos Ferrero, ex-número 1 do mundo.
Para vencer na estreia, Mello mostrou bom ritmo nos dois primeiros sets. Abriu 2/0 no placar e parecia encaminhar a vitória com tranquilidade. Contudo, o alemão reagiu e venceu a terceira parcial. O quarto set foi o mais equilibrado da partida. Os dois tenistas se revezaram na dianteira do marcador. Mello chegou a ter dois match points, mas Phau se defendeu bem e levou a disputa para o tie break.
Mas o brasileiro foi superior nos pontos decisivos e evitou o quinto set. Abriu 2 a 0 e manteve a vantagem até fechar a partida. O resultado marcou a primeira vitória de Mello no US Open em cinco anos. O Brasil voltará a ser representado em Nova York ainda nesta segunda. Thomaz Bellucci, o número 1 do País, vai duelar com o americano Tim Smyczek em busca de uma vaga na segunda rodada.